YouTube: subsídios a criadores para fazerem podcasts na plataforma


Os podcasts viraram a grande tendência do momento, não é mesmo?

Parece que, por onde quer que você olhe, tem um podcast novo sendo lançado.

E não é só impressão. De acordo com o Grand View Research, “o tamanho do mercado global de podcasting foi avaliado em US$ 11,46 bilhões em 2020” […] e deve se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (Compound Anual Growth Rate — CAGR) de 31,1% de 2021 a 2028”.

Apesar dos números impressionantes, é um mercado que não deve parar de crescer tão cedo. O Statista afirma que “as previsões sugerem que o número de ouvintes de podcasts ultrapassará 160 milhões em 2023, após aumentos de cerca de 20 milhões a cada ano”.

Receita de publicidade em podcast alcança US$ 1,4 bilhão

A era de ouro do áudio e o consumo de podcast no Brasil

Como montar um podcast de sucesso

Com dados como esses, é natural que o YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, também quisesse participar da brincadeira. Afinal, a maioria dos podcasts podem, muito bem, se transformar em um conteúdo audiovisual, como programas de entrevistas, rodas de bate-papo ou mesmo programas solo.

Para estimular que podcasters transformem seus podcasts em vídeos, o YouTube vai começar a oferecer subsídios. Os valores podem variar de US$50 mil para podcasters individuais a US$300 mil para redes de podcasts.

Ao passo que Amazon, Spotify, Apple e até o Google já estejam ganhando dinheiro com podcasts, o programa de subsídios do YouTube visa trazer parte desse dinheiro para casa também. Com essa estratégia, além de trazer conteúdos que estão em alta para dentro da plataforma, mesmo que não sejam exclusivos, o YouTube coloca e mantém usuários dentro do site, que podem navegar para outros conteúdos e canais.

E você, já pensou no podcast como estratégia de marketing para seu negócio?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.