Como montar um podcast de sucesso

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Como montar um podcast de sucesso

Você já deve percebido que os podcasts viraram uma febre de uns tempos para cá. Não que eles sejam exatamente uma novidade, mas sua popularidade explodiu nos últimos meses.

Até pouco tempo atrás, os podcasts eram um tipo de conteúdo mais exclusivo, que não estavam disponíveis em qualquer lugar. A popularização das plataformas de streaming de música, como Spotify e Deezer, não só abriu caminho para produtores de conteúdo passarem a apostar nesse formato como fez o grande público “descobrir” o podcast, que agora está na palma da mão, no mesmo aplicativo já utilizado para ouvir suas músicas favoritas. Sem trabalho extra, sem custo adicional, fácil.

Que tal pensar nesse formato para expandir os canais de comunicação de produção de conteúdo da sua empresa? Mas como criar um podcast de sucesso?

Para responder a essa pergunta, você deve se colocar no lugar da sua audiência e fazer as seguintes perguntas:

“Devo continuar ouvindo esse podcast?”
“Isso será valioso para mim?”
“Isso é interessante para mim?”
“Que lições posso tirar?”
“Qual é o próximo passo que posso dar?”

As respostas são as dicas de como montar um podcast de sucesso!

“Devo continuar ouvindo esse podcast?”

Essa pergunta deve ser respondida pela audiência nos primeiros minutos do seu podcast. É nesse breve período que o ouvinte vai decidir se aquela história interessa e se vale à pena investir seu tempo ali. E como fazer isso? Vá direto ao ponto nos 2 ou 3 primeiros minutos do seu podcast, jogue sua audiência no meio da história, instigando a curiosidade de quem ouve, ou fale de um problema e mostre o caminho para a resolução. Dê algum tipo de spoiler, conte algo precioso logo no início, não guarde tudo para o final, ou você pode perder ouvintes pelo caminho.

“Isso será valioso para mim?”

“Fisgar” a audiência no início não é garantia de que ela vai permanecer ali ouvindo todo seu conteúdo. Para que ela se sinta motivada a continuar com você, ela deve sentir que aquilo será valioso se alguma forma, de que ela terá algum benefício continuando ali.

Esse é o momento de apresentar os fatos, para que o público decida se vai querer continuar acompanhando. Do que se trata esse podcast? Qual o objetivo daquele episódio e por qual caminho vai seguir? Depois disso, uma breve apresentação sobre quem são os locutores e sobre o que falam os demais podcasts já postados podem ser uma boa ideia.

Dessa forma, você faz uma apresentação geral daquele conteúdo para a audiência entender o que esperar, e então pode decidir se aquilo será útil para ela.

“Isso é interessante para mim?”

Aqui é o momento de criar uma conexão com o público, mostrando como as pessoas vão se identificar com aquele episódio. Para fazer isso, você pode trazer comparativos que sejam familiar para a audiência, como fazer uma relação entre o conteúdo que será apresentado a um programa de televisão ou a um filme muito famoso, que todo mundo conhece. Assim, quem está ouvindo vai conseguir ter algum exemplo mais palpável do que esperar e se conectar de alguma forma com você.

“Que lições posso tirar?”

Durante todo o seu episódio, a audiência deve sentir que está aprendendo algo ou, no mínimo, terá alguma coisa para refletir sobre nos próximos dias, e não somente no final.

No começo, meio e fim, faça pontuações sobre o que você tem aprendido durante aquele bate-papo, como se sente, o que tem pensado a respeito. Isso vai ajudar a audiência a embarcar nessa opiniões e pensamentos, e sentir que aquele conteúdo está, realmente, sendo útil, como foi prometido lá no início.

“Qual é o próximo passo que posso dar?”

Agora que você fez a audiência pensar e aprender sobre alguma coisa diferente, você não quer deixá-los “sozinhos” depois que o episódio acabar. Antes do encerramento do podcast, você pode indicar caminhos onde a audiência pode encontrar mais informações sobre os tópicos abordados ou sobre assuntos semelhantes, seja no seu blog, no seu canal de vídeos, uma matéria relevante na internet ou mesmo em outros episódios de podcast.

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