A era de ouro do áudio e o consumo de podcast no Brasil

A era de ouro do áudio e o consumo de podcast no Brasil

A era de ouro do áudio e o consumo de podcast no Brasil

Pesquisas indicam que estamos vivendo a era de ouro do áudio.

Não, você não está lendo uma reportagem de 1950, quando o rádio estava no auge. Estamos falando do conteúdo em áudio mesmo, especialmente dos podcasts.

De uns três anos para cá, os podcasts começaram a ganhar força. Não pela novidade, visto que esse formato já existia, mas atingia um público mais específico. Nos últimos anos, vimos a produção e consumo desse tipo de conteúdo em áudio disparar, principalmente durante a pandemia em 2020.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, 50 milhões de brasileiros disseram que já ouviram podcasts, sendo que 19% escutam diariamente. O número impressiona? Não é para menos. No relatório da Voxnest, em 2020, o Brasil foi apontado como o “País do podcast”, um dos países que mais consome podcast, atrás apenas dos Estados Unidos, mas o que mais cresce em todo o mundo. Entre janeiro e maio do ano passado, observou-se aumento de 103% no número de produções locais.

Falando em plataformas, 77% do mercado era dominado pela Apple, e 23% pertencia ao Spotify dominava apenas 23%. Em 2020, após uma postura agressiva do Spotify e o fechamento de contratos exclusivos com grandes criadores de conteúdo, a empresa passou a esse número passou a contar com 41%, contra 59% da Apple.

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A vantagem do podcast em relação a um programa de rádio é que, assim como os vídeos no YouTube ou uma série no Netflix, o ouvinte escolhe o que, quando e em que circunstância quer ouvir aquele conteúdo. Para as marcas, o benefício está em poder escolher onde anunciar para um público extremamente segmentado e que se identifica com aquele conteúdo.

E por falar nisso, conteúdo é a palavra de ordem para um podcast de sucesso. Não é só porque o formato parece mais “despretensioso”, já que não tem imagem, que o conteúdo não deve ser bem elaborado e de qualidade. Muito pelo contrário. Justamente por não ter recursos visuais e alguns poucos de apoio, como vinhetas ou trilhas sonoras, o que seguro o usuário no podcast é o seu conteúdo.

E você, já pensou em fazer um podcast para a sua marca?

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