Rotoscopia: o que é?


Com certeza você já viu a rotoscopia sendo aplicada e muita coisa por aí, talvez só não saiba o nome por trás.

Rotoscopia é uma técnica que transforma uma filmagem em animação, feita quadro a quadro para produzir uma ação realista, mas com esquemas de cores e visuais exclusivos.

Você pode ver exemplos dessa técnica em videogames, filmes, videoclipes e programas de TV. Esses efeitos visuais são demorados de fazer, mas geralmente funcionam para transportar o espectador para outro mundo.

O processo original para essa técnica envolvia animadores projetando imagens de ação ao vivo em painéis de vidro e traçando sobre a imagem com tintas, marcadores ou qualquer meio de cor que escolhessem.

Isso tudo mudou com Max Fleischer, creditado por muitos profissionais como o inventor oficial da rotoscopia em 1915. Ele usou um cavalete transparente, no qual um projetor de filme transmitia uma imagem de um único quadro de filme. Depois pintou por cima.

Um de seus primeiros filmes foi o curta-metragem ‘Koko the Clown’, onde seu irmão, Dave Fleischer, se vestiu com uma fantasia de palhaço e Max desenhou sobre ele. Famoso por esta técnica, foi contratado para fazer os intrincados movimentos de dança de desenhos como ‘Popeye’ e ‘Betty Boop’.

Fleischer também foi o animador da série ‘Superman’ do início dos anos 1940. Ele conseguiu movimentos realistas ao gravar pessoas e, em seguida, pintando na animação mais tarde. Isso fez com que a animação avançasse e até se assemelhasse a filmes de ação ao vivo.

Fleischer manteve a patente sobre a técnica até 1934. Assim que expirou, muitos cineastas tentaram fazer esse tipo de filme, mas o mais bem-sucedido foi, sem dúvida, Walt Disney. Ao utilizar a rotoscopia na animação de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ em 1937, o filme se tornou um marco que ganhou a atenção do mundo.

Esta animação revolucionou a indústria ao permitir a captura de movimentos e expressões faciais realistas. Mas também permitiu que os artistas ajudassem os diretores a remover ou colorir digitalmente praticamente qualquer coisa.

Um dos equívocos comuns é que essa técnica é usada apenas para filmes de animação. A rotoscopia é usada para efeitos especiais e até mesmo para backgrounds. Quando corrigimos uma cena, frame a frame, retirando um objeto ou removendo uma tatuagem de um ator, por exemplo, isso também é considerado rotoscopia

O animador Ub Iwerks usou a rotoscopia para criar os efeitos especiais aterrorizantes em ‘Os Pássaros’ (1963), de Alfred Hitchcock, resultando em sua indicação ao Oscar.

7 curiosidade sobre Os Pássaros, de Alfred Hitchcock | Blog 365 Filmes
‘Os Pássaros’ (1963), de Alfred Hitchcock

A técnica de rotoscopia também tornou possível o sabre de luz nos primeiros filmes de Star Wars. Para criar esses efeitos visuais, os animadores desenharam a cor e o brilho de cada sabre de luz em cada quadro em que apareciam.

Outro exemplo famoso, feito digitalmente, foi ‘Waking Life’ (2001), de Linklater. Ele utilizou o software Rotoshop para alterar as imagens digitais. Linklater foi o primeiro diretor a usar rotoscopia digital para criar um filme inteiro.

The Flick Chick: Review: Waking Life (2001)
‘Waking Life’ (2001), de Linklater

Hoje em dia, a rotoscopia ainda é feita à mão por alguns cineastas independentes, mas muitos usam um processo digital para criar esse efeito. Durante meados da década de 1990, o animador Bob Sabiston desenvolveu um processo de “rotoscopia interpolada” assistido por computador que ainda é amplamente utilizado hoje.

O software Rotoshop pode ser utilizado para animação gerada por computador. Ele cria animação usando técnicas que lembram a animação desenhada à mão, mas preservam a humanidade dos objetos em cena.

O aplicativo Adobe Animate também é bastante eficaz para aplicar a rotoscopia. Eles fornecem instruções passo a passo para colorir cada um dos frames dentro do software.

O After Effects também conta com instruções passo a passo sobre como importar um vídeo e depois desenhar nele. Com colorizações personalizadas, é possível usar esse processo para polir coisas que talvez queira remover. Você só precisa estar disposto a trabalhar frame a frame.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.