Qual o papel da indústria da publicidade na sustentabilidade?

Qual o papel da indústria da publicidade na sustentabilidade?

Qual o papel da indústria da publicidade na sustentabilidade?

Uma das pautas mais discutidas e importantes dos dias de hoje é o futuro do planeta. Não é preciso pesquisar muito para entender as inúmeras maneiras com que o ser humano vem causando impactos negativos na natureza, colocando em risco todo o tipo de vida que habita a Terra – inclusive a nossa própria.

Esse é um problema real, urgente e coletivo, e todas as esferas da sociedade, das mais altas organizações até cada um dos indivíduos, devem agir para mudar essa realidade e criar soluções mais sustentáveis para um planeta que já abriga quase 8 bilhões de pessoas.

E qual o papel da indústria da publicidade nesse movimento?

Em seu discurso no Lions Live Debate, Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas (ONU), disse que é fundamental que a indústria da comunicação use de sua criatividade para ajudar empresas, governos e organizações a lutarem por um mundo mais sustentável.

Amina Mohammed, secretária-geral adjunta da (ONU)

Maher Nasser, Diretor da Divisão de Divulgação no Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas, ressalta que a meta é muito mais ampla do que a emissão zero, é sobre salvar a vida e o planeta. Esse é o objetivo único pelo qual todas as camadas da sociedade devem lutar. ” O desafio é maior do que a ONU e os governos. Essa indústria [publicitária] muda cultura e comportamento e temos que fazer isso para reduzir tudo e reduzir a desigualdade.”

Outro papel da publicidade é que, além da criatividade, a indústria conta com a tecnologia a seu favor para tornar práticas as ideias em prol da saúde do planeta. O Google, por exemplo, criou um recurso no Google Maps que calcula o tempo do trajeto de bicicleta, e diz estar sempre em busca de entregar um conteúdo de qualidade sobre o assunto, visto que as buscas sobre sustentabilidade vem aumentando ano a ano.

Os consumidores, por sua vez, estão cada dia mais exigentes com a sustentabilidade daquilo que consomem, o que cria uma pressão nas empresas anunciantes. Na visão de Conny Braams, Chief de Digital e Marketing Officer da Unilever, as empresas lideram o debate sobre sustentabilidade mas também são lideradas pela demanda do consumidor, e acredita que “não são só nossos consumidores que querem ir para opção sustentabilidade, nós temos que oferecer esses produtos”. Ou seja, assim como os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a importância de comprarem produtos que têm maior preocupação com o meio-ambiente, e as empresas devem estar atentas a isso para não perderem clientes, é papel também das próprias empresas estarem um passo à frente e desenvolverem produtos e serviços mais sustentáveis.

Vale ressaltar que não adianta a publicidade trazer somente o discurso, as atitudes devem estar alinhadas com o que está sendo prometido na comunicação. Agências, empresas, players e cada uma das partes que compõe a indústria da publicidade devem estar todos alinhados no esforço comum de mudar o mundo para melhor, e que a responsabilidade é de cada um nesse processo.

 

Qual sua opinião? Como você acha que a publicidade pode contribuir para salvar o futuro do planeta?

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