Ficção Utópica: o que é e exemplos

Ficção Utópica: o que é e exemplos

Ficção Utópica: o que é e exemplos

Ficção Utópica traz um lugar idílico ou uma sociedade que beira à perfeição. Em uma sociedade utópica, não há divisão de classes, ou por gênero, raça ou qualquer outra distinção. É como se fosse um estado ideal de equilíbrio. Mas esse tipo de história sempre tem uma queda, seja porque a sociedade ruiu ou alguma falha do ser humano destruiu os mecanismos que mantinha essa sociedade funcionando.

Os principais arquétipos de personagens que costumam habitar essas histórias são filósofos, intelectuais, curandeiros, alguém com poderes sobrenaturais (se esse for o caso do tipo de história mais fantasiosa) e guerreiros.

Já o ambiente onde a história acontece pode ser um local específico, uma cidade ou um planeta. Além disso, também entram questões fundamentais como se o tipo de governo é o mesmo do mundo real ou não, se a sociedade segue as mesmas regras ou se é um universo totalmente a parte. Ah, e a utopia pode estar sendo construída ou destruída.

Confira alguns exemplos de ficções utópicas do cinema:

Mulher-Maravilha (2017)

Cena do filme “Mulher-Maravilha” (2017)

Uma utopia feminista, Mulher-Maravilha se passa em Themyscira, uma ilha habitada somente por mulheres guerreiras amazonas. Nesse caso, os homens foram excluídos dessa sociedade utópica, mas é possível criar utopias feministas com sociedades igualitárias onde não há opressão e machismo.

O Show de Truman (1998)

Cena do filme “O Show de Truman” (1998)

Na história, Truman vive em um mundo ideal, onde tudo acontece como tem que ser. O único que não sabe que aquilo não passa de um programa de televisão, ele vive sua vida perfeita sendo assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo. Quando ele começa a perceber algumas falhas, todo aquele mundo começa a ruir.

Metrópolis (1927)

Cena do filme “Metrópolis” (1927)

Esse clássico do cinema fala de uma cidade futurística onde alguém diz que um salvador virá para uni-los. Esta é uma utopia sem distorções. É uma história sobre preservação da sociedade, onde o drama está em construção, não no colapso.

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.