Tv por assinatura perde mais de 1.3 milhão de assinantes no último ano
Com as mudanças de hábitos de consumo de entretenimento que vem acontecendo nos últimos anos, aliado à chegada das plataformas de streaming que dominaram o país e o mundo, a banda larga e as smartTVs, a TV paga vem perdendo cada vez mais assinantes.
Já são menos de 14 milhões de assinantes no Brasil, um número parecido com o registrado em 2012, quando o mercado estava em plena expansão, chegando ao auge em 2014 com seus quase 20 milhões de inscritos. Só no último ano, de maio de 2020 a maio de 2021, a debandada foi de quase 1.3 milhão de assinantes, mesmo o setor tendo passado por uma leve queda nas perdas de assinantes em maio do ano passado, auge da pandemia. Em 2021, já foram 835 mil clientes perdidos, uma média de 167 mil por mês, mais do que 2020 inteiro.
As operadoras que mais perderam base foram as líderes:
- Claro: perdeu 77,6 mil clientes e fechou o mês de maio com 6,6 milhões de assinantes
- Sky: perdeu 77,5 mil assinantes, base de 4,18 milhões de clientes no final de maio
- Vivo: perdeu 13 mil assinantes, contabilizando 1,197 milhão de clientes
- Oi TV: exceção à regra, foi a única que cresceu no período com 8 mil novos assinantes, fechando o mês com 1,745 milhão