O ensino a distância, até pouco tempo atrás visto com certa desconfiança por parte da população, é uma realidade que veio para ficará e será cada vez mais essencial aos alunos e profissionais do futuro.
A quantidade de conhecimento e informação que deve ser ensinada aos líderes de amanhã está se expandindo a um ritmo acelerado. Uma turma de formandos do ensino médio desse ano será exposta a mais novas informações em um ano do que seus avós durante toda a vida. Memorizar fatos terá um valor muito menor, enquanto utilizar informações para análise e tomada de decisão será uma habilidade crítica para o avanço educacional e profissional.
A aprendizagem contínua será essencial
O trabalhador moderno terá muitas carreiras distintas em sua vida. Cada uma dessas carreiras ou mudanças de área exigirão novos aprendizados, habilidades e competências. Se manter estudando ao longo da vida deve ser algo essencial para todo mundo, para se manter atualizado e relevante no mercado.
Dessa forma, o ensino a distância fornece uma solução com mais recursos para o aluno e a população trabalhadora. Sua flexibilidade, acessibilidade e diversidade de programas atendem melhor às necessidades educacionais imediatas dos indivíduos, tornando o aprendizado mais significativo, eficaz e prático.

Estudar no exterior não dependerá de viagens
O planeta está “encolhendo” rapidamente. A Internet uniu o mundo de maneiras inimagináveis até pouco tempo atrás. Agora, qualquer pessoa pode frequentar uma faculdade em outro continente com colegas morando em qualquer país. Custos de viagem, burocracia e barreiras culturais afetarão cada vez menos o estudo internacional.
Impacto nas operações das escolas tradicionais
As universidades e faculdades provavelmente começarão a colaborar umas com as outras em um esforço para diversificar suas ofertas para atender à crescente necessidade de educação superior, mantendo-se competitivas no mercado global.
Habilidades como capacidade de aprender, adaptar-se rapidamente, analisar dados, utilizar tecnologia, conduzir pesquisas e, é claro, a capacidade de trabalhar de forma independente sem comprometer a produtividade serão trazidas do ambiente da educação à distância para o mercado de trabalho. As faculdades, universidades e escolas do futuro utilizarão tecnologias muito mais avançadas do que as de hoje. Aprender a usar a nova tecnologia será essencial para navegar na vida moderna e progredir profissionalmente.
Para que o ensino à distância se mantenha atualizado e à par das mudanças do mundo que estão por vir, o aprendizado futuro deve ter:
- Horários flexíveis
- Independente da geografia
- Custo/valor competitivo.
- Aprendizado dinâmico com menos ênfase em aulas de estilo expositivo
- Alta tecnologia, incorporando novas mídias e aplicativos de computador como parte das apresentações do instrutor e do trabalho do curso
- Diversidade cultural
- Adaptabilidade às necessidades do mercado global.
- Crescimento orientado a partir da perspectiva do indivíduo e da organização
- Material contemporâneo que é relevante para os tempos atuais