Eventos Híbridos: com a volta do presencial, não podemos esquecer o online


Com a pandemia da COVID-19, as transmissões ao vivo tomaram conta da internet num momento de mundo em que boa parte da população estava em casa.

Agora, com o relativo controle da epidemia e a vida voltando ao normal, um outro tipo de evento vem ganhando cada vez mais popularidade: eventos híbridos.

Os eventos híbridos combinam a conexão da interação face a face e a conveniência da audiência virtual de qualquer lugar para criar uma experiência coesa.

O que diferencia um evento virtual de um evento híbrido é que o primeiro é totalmente online. Pode ser uma transmissão ao vivo juntamente com conteúdo pré-gravado para envolver o público online.

Já os eventos híbridos acontecem em um local físico, onde uma parte do público está presente. É também transmitido para o público online e eles podem interagir com o público ao vivo, patrocinadores e expositores.

O maior desafio que um evento híbrido enfrenta é misturar o público virtual e presencial, mesclando componentes digitais e físicos durante a exibição/transmissão.

Five Top Tips for a Successful Virtual Event

O público ao vivo pode ir às oficinas, interagir com outros participantes, interagir com os palestrantes e estar no centro de toda a ação. E é claro que, ao transmitir o evento online, é preciso planejamento meticuloso, equipamento técnico, boa conexão com a Internet e o software de transmissão certo para replicar a mesma experiência no mundo virtual. Um evento híbrido de sucesso garante que ambos os tipos de participantes se beneficiem da mesma experiência, especialmente quando se trata de consumir conteúdo, networking, atividades e discussões.

Confira algumas marcas que são mestres em realizar eventos híbridos e, quem sabe, você não se inspira para fazer também no seu negócio?

Apple

É parte da história da Apple estar à frente com as tecnologias e eventos de lançamento, um dos mais aguardados do ano por consumidores e especialistas.

O Apple’s Special Events é campeão indiscutível entre os eventos híbridos. Como é tradição, o atual CEO, Tim Cook, anuncia o lançamento do produto e as inovações tecnológicas que são transmitidas ao vivo para milhões de pessoas em todo o mundo que ouvem cada palavra com atenção e expectativa.

Nem mesmo a pandemia conseguiu diminuir os ânimos. 1000 pessoas compareceram ao evento da Apple em 2019, e 2 milhões, que representa 99,95% do público, compareceu virtualmente. Por meio de eventos híbridos, a Apple conseguiu criar uma experiência imersiva e interativa, ajudando a marca a bater recordes de audiência em um único evento.

Hubspot

INBOUND é o evento anual da HubSpot geralmente realizado em Boston, onde profissionais de marketing de diferentes áreas se reúnem para uma experiência de aprendizado divertida.

https://twitter.com/dreamwave/status/1318891462260555776

Em 2020, este evento ganhou um tratamento híbrido que o tornou ainda maior. A plataforma criou uma interface de login simples, divertida e animada. Cada sessão do evento tinha uma sala alocada que entregava conteúdo de qualidade aos usuários. Essas sessões foram gravadas para que os participantes pudessem reviver a experiência e aprender com ela.

TwitchCon

O gigante da transmissão ao vivo, Twitch, tem uma base de usuários bastante grande, especialmente no mundo dos jogos e esportes eletrônicos. Não é surpresa que em sua conferência híbrida TwitchCon, eles tenham dado ao seu público online e presencial um evento inesquecível.

https://twitter.com/Twitch/status/1488573219107975182

O evento é realizado em San Diego e transmite apresentações ao vivo, painéis, encontros, música e muito mais. Em 2019, houve segmentos mais produzidos, como uma performance do Blink-182. O evento usa sua plataforma para atingir seu público virtual e faz de tudo para gerar interação entre seus usuários.

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