Primeiro documentário brasileiro sobre crianças trans está em fase de produção


Menino ou menina é uma longa documental com previsão de lançamento para junho de 2023

foto: Léo Pinheiro

Recentemente, um estudo da Unesp, revelou que há mais de 4 milhões de pessoas trans e não binárias no Brasil. O resultado da pesquisa mostra a importância, não só da criação de políticas públicas para essas pessoas, mas também para debater o tema com a sociedade, levando luz para o assunto. No entanto, no Brasil, ainda existe um grande desconhecimento sobre questões de gênero e orientação sexual. E, mesmo quando há, o olhar é sempre para adultos e adolescentes.

Pensando nisso, a 8 Milímetros decidiu explorar um aspecto pouco abordado, a infância de pessoas trans. Nomeado de “Menino ou menina”, o projeto é o primeiro a abordar o tema no Brasil. Um longa documental sobre a geração atual de crianças que, pela primeira vez na história, têm o direito de expressar quem são com validação, representatividade e respeito. Um caminho nada fácil.

A disforia de gênero, que é a insatisfação entre o sexo com que a pessoa nasce e a maneira como ela se identifica, se dá desde os primeiros anos de vida. O que acontece é que por preconceito, repressão, desinformação e falta de representatividade, durante toda a história, pessoas trans só puderam se entender e se afirmar a partir da vida adulta.

O documentário está em fase de gravação e tem sua estreia prevista para junho de 2023.

foto: Léo Pinheiro

Sobre a 8 Milímetros

Em 1960, o surgimento da captação de imagens em formato 8 milímetros revolucionou a história da produção audiovisual, democratizando a produção, criando um cenário de descobertas e dando espaço a visões e vozes antes marginalizadas pela sétima arte.

Foi com esse espírito de experimentação, inquietude e inovação, que em 2010 nasceu a 8 Milímetros Produções Audiovisuais. Inicialmente produzindo documentários e programas de TV dedicados a discutir a sociedade e dar espaço de voz a todos.

Nesses anos de história, acompanharam as constantes mudanças da Publicidade e da Comunicação no Brasil e no mundo. E puderam imprimir sua estética, linguagem e personalidade em diversos trabalhos realizados com marcas que admiravam e com quem se identificavam.

Para isso, trabalham com os melhores e mais modernos equipamentos do mercado e com uma equipe especializada que inclui diretores, diretores de fotografia, roteiristas, produtores, repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, operadores de áudio, coloristas, editores de imagem e áudio e videografistas.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.