Programa de Sikêra Jr. na RedeTV! perde anunciantes após falas homofóficas

Programa de Sikêra Jr. na RedeTV! perde anunciantes após falas homofóficas

Programa de Sikêra Jr. na RedeTV! perde anunciantes após falas homofóficas

Em pleno mês do Orgulho LGBTQIA+, que traz à tona discussões sobre pertencimento, respeito, preconceito, inclusão e violência, o apresentador Sikêra Jr., do ‘Alerta Nacional’ (RedeTV!), fez declarações preconceituosas e carregadas de discursos de ódio sobre quem ele chamou de “raça desgraçada” ao se referir às pessoas LGBTQIA+.

O comentário indignado do apresentador teve como motivação uma publicidade do Burger King, o vídeo entitulado “Como explicar?”, que traz crianças explicando, de forma simples e descomplicada, o que é a diversidade.

“A criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças (…) Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior”, disse Sikêra Jr.

Depois do discurso do apresentador, o intervalo comercial do programa foi reduzido em 57% por falta de anunciantes. Casas Bahia, Magazine Luiza, Blindex, MRV, TIM, Sorridents, HapVida, Seara e BMW Group foram algumas das marcas que retiraram o patrocínio ao ‘Alerta Nacional’, da Rede TV!.

Em comunicado, a Casas Bahia declarou que “levamos Diversidade LGBTQIA+ muito a sério. Em nosso Código de Ética e Conduta consta um tópico dedicado contra homofobia, transfobia ou qualquer outro comportamento ofensivo relacionado a identidades de gêneros e orientações sexuais. […] Acionamos nosso time responsável pelos anúncios para que não haja inserções publicitárias nossas neste programa”.

A TIM “realizou a suspensão da propaganda da plataforma de anúncios automáticos. A companhia reforça que não está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”. A MRV informou que “programas que pregam a intolerância e o preconceito não podem fazer parte dos nossos planos de mídia”.

A emissora também se posicionou sobre o caso, confira um dos trechos abaixo:

“No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional. Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+.

Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira.”

O apresentador Sikêra Jr. no "Alerta Nacional" - Reprodução/RedeTV!

Alguns dias após o ocorrido, e depois de receber inúmeras críticas nas redes sociais (e comentários de apoio também, diga-se de passagem), Sikêra Jr. usou alguns minutos do programa para se retratar, mas manteve sua opinião em relação ao uso de crianças para falar sobre o tema diversidade: “Eu tenho sofrido muito por conta desta situação. Eu tenho a responsabilidade de pedir desculpas publicamente. Vou seguir nesta batalha para defender as crianças e a família tradicional, mas sem desrespeitar quem pensa diferente de mim. Você que discorda também é muito bem-vindo aqui.” Em outro momento, opinou: “Como pai e avô, não posso me calar quando vejo crianças sendo usadas como peças publicitárias para venderem ideologias. Eles precisam brincar, estudar e serem crianças.”

 

Se você quer aprender mais sobre o universo LGBTQIA+ e o que significam as letras da sigla, te convidamos a ler “Não passe vergonha: aprenda mais sobre a comunidade LGBTQIA+”, que fizemos com tanto carinho!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.