Instagram: mudanças à vista de olho na concorrência
Já tem um tempo que o Instagram não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos. E não somos nós quem estamos dizendo. Em um vídeo compartilhado em seu perfil na plataforma, Adam Mosseri, head do Instagram, adiantou algumas mudanças e novidades que vão acontecer no app nos próximos meses.
De acordo com Mosseri, o Instagram já não é apenas um app para compartilhar fotos: “Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento. As pessoas nos procuram para isso. Na última semana, eu compartilhei internamente nossos esforços em tentar nos guiar neste caminho, do entretenimento e do vídeo. Precisamos ser sérios, nós temos uma grande competição neste momento.”
Quando ele fala em competição, refere-se aos principais players do mercado, TikTok e YouTube. “O TikTok é enorme, o Youtube é ainda maior e também está dando passos altos. As pessoas estão olhando o Instagram buscando entretenimento e temos uma grande competição, e nós precisamos abraçar isso. O que quer dizer que teremos mudanças”, complementou.
A preocupação em perder espaço para a concorrência não é à toa. De acordo com a plataforma Statista, o TikTok tem 732 milhões de usuários ativos em todo o mundo, e o Instagram está na frente com 1,2 bilhão. Porém, a rede chinesa é o app mais baixado do mundo e está sempre lançando novidades, como o vídeos de 3 minutos.
Basicamente, as mudanças que os usuários poderão observar no Instagram serão focadas em quatro objetivos principais: criadores de conteúdo, vídeos, compras e a troca de mensagens.
A importância dos criadores de conteúdo é tamanha que virou até profissão. Não há dúvidas de como as marcas e consumidores movimentam dinheiro em torno dos influenciadores digitais, dos gigantes aos de nicho, em todas as esferas. Oferecer recursos que facilitem a produção de conteúdo na rede e a monetização é mais do que fundamental para manter o Instagram sempre como uma das principais redes sociais.
Os vídeos realmente dominaram a produção de conteúdo na internet. Com os smartphones e banda larga, produzir, postar e consumir vídeo se tornou muito mais fácil. E, já que os principais concorrentes do Instagram quando se fala em entretenimento, YouTube e TikTok, tem como essência ser plataformas de vídeo, o aplicativo precisa correr atrás para não ser deixado de lado.
O recurso de mensagens está cada vez mais sofisticado em diversos aplicativos, seja com o uso de emojis, figurinhas, sticker e até mensagens de áudio. A forma como as pessoas se comunicam mudou rapidamente nos últimos anos e a rede deve acompanhar a tendência.
Será mais comum ver recomendações no feed de perfis que o usuário ainda não segue, o que ajuda a aumentar o tempo de permanência dentro da plataforma e leva mais audiência para os produtores de conteúdo.
O que você acho dessas mudanças e qual alterações gostaria de ver no Instagram nos próximos meses?