O que é mailing (e como usar na sua empresa)?


Ainda vale à pena apostar no mailing?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos entender algumas coisas aqui.

O mailing é uma das mais antigas estratégias de comunicação das empresas para com seus clientes efetivos e potenciais. É utilizada para oferecer produtos, serviços e estreitar o relacionamento. Geralmente, o contato é feito por e-mail, mas também pode se dar por meio de outros meios, como SMS e WhatsApp, por exemplo. A diferença para o E-mail Marketing é que essa é feita somente através do e-mail, como o próprio nome diz.

O mailing também pode ser referir à lista de e-mails dos clientes.

Por ser uma forma direta de se comunicar com seus clientes e potenciais clientes, se bem feito, o mailing é sim bastante eficiente.

Além do aumento das vendas, um bom mailing ajuda a melhorar o engajamento dos clientes e o reconhecimento de marca, bem como traz feedbacks importantes sobre seu negócio e estratégias que vão te ajudar a otimizar a comunicação.

Como fazer um mailing?

Para fazer um mailing efetivo, é preciso começar pela lista de contatos. Muitas empresas compram essas listas prontas, mas esse método não é muito eficiente a ainda pode ser prejudicial à imagem da sua marca.

Quem são essas pessoas nessa lista? Elas têm interesse nos seus produtos/serviços? Ela têm o perfil do seu público alvo? E, muito importante, elas aceitaram receber comunicações da sua empresa? Isso é muito importante para não infringir a Lei Geral de Proteção de Dados e para não gerar um mal estar com seus potenciais clientes que não pediram e nem autorizaram o envio de mensagens.

Para criar uma lista de contatos eficiente, a melhor forma é começar pelos dados cadastrais da loja ou site, sempre perguntando se o cliente aceitar receber sua comunicação. Assim, você constrói uma lista do zero com um público assertivo e sem importunar quem não queira.

Mailing: O que é, Para que Serve e Como Montar? (2023)

A partir da sua lista, é importante segmentar seus envios de mensagens. Afinal, não vale um copia-e-cola e mandar para todo mundo uma mesma comunicação, certo? Segmente seu público por perfil que tenha relação com seu negócio, que pode ser por região geográfica, idade, profissão, histórico e compras e etc.

Com a segmentação pronta, elabore mensagens que converse mais diretamente com cada perfil de público. Pense que o mailing precisa ser, de fato, interessante para quem vai receber. O contato precisa ficar instigado em abrir a mensagem e ver o que você tem a dizer.

Por último, vem a análise dos resultados. Como cada grupo de segmentação recebeu suas comunicações? Qual foi a taxa de abertura? Quem abriu a mensagem fez alguma outra ação ou apenas fechou o e-mail?

Identificar a performance das suas mensagens e como cada perfil de público reage a elas é fundamental para alinhar a rota e tornar seu mailing cada vez mais efetivo.

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