Como escrever um roteiro de vídeo corporativo em 6 passos


Escrever um roteiro de vídeo pode parecer uma tarefa bastante complicada.

Claro, não é fácil e exige muito trabalho, disciplina, re-trabalho e desapego. E paciência. Afinal, não é de primeira que você vai escrever um roteiro incrível e começar a gravar no minuto seguinte.

Mas existe uma certa “receita de bolo” que, se seguida direitinho, pode te ajudar, e muito, a escrever um bom roteiro e garantir que o resultado do vídeo saia conforme o esperado.

Anote essas 6 dicas e coloque em prática já!

1. Definir metas

Embora esta etapa possa parecer trivial, é extremamente importante para o resultado final, pois evitará novas alterações no futuro que podem significar começar tudo de novo.

Se você deseja um roteiro que gere os resultados desejados, precisará escrever um briefing do vídeo. Isso não apenas ajudará você a entender seus objetivos, mas também seu público e o valor que deseja transmitir .

Faça uma lista dos principais objetivos do seu vídeo. Para fazer isso, tente se perguntar:

  • Qual é o objetivo do seu vídeo?
  • Qual ação você gostaria que seus espectadores realizassem? Quais canais você vai usar?
  • Quem é o seu público?
  • Quais são as principais conclusões do vídeo?

2. Definir a duração do vídeo

Cada palavra conta em seu roteiro, então corte o que não interessa. Quando se trata de roteiro, menos é sempre mais.

Mas como sempre, depende. A quantidade de informações que você planeja incluir no vídeo depende inteiramente do seu público e do tipo de vídeo que você deseja produzir.

O ideal é manter o vídeo entre 2 e 3 minutos, no máximo. Mas lembre-se de que os primeiros 10 segundos são essenciais para fazer as pessoas permanecerem até o final do vídeo. Portanto, seu script não deve ter mais de 300 a 400 palavras.

Script writer 1080P, 2K, 4K, 5K HD wallpapers free download | Wallpaper  Flare

Procure impactar seu público neste momento e certifique-se de que seu roteiro transmita uma mensagem central; portanto, se a audiência optar por sair, pelo menos terão recebido as informações mais importantes.

3. Estruturar o roteiro

Cada tipo de escrita segue uma estrutura, e com um roteiro não é diferente.

Uma estrutura facilita a compreensão da hierarquia que as diferentes ideias devem seguir. Comece com uma introdução usando um gancho ou mensagem principal para envolver seu público nesses primeiros segundos importantes.

Depois, explique qual é o problema que seu produto ou serviço vai resolver. Use isso como uma oportunidade de criar empatia com seu público, entendendo suas frustrações e pontos de problema. Destaque os principais benefícios do seu produto/serviço. Importante: concentre-se mais nos resultados do que nos recursos.

Não se esqueça de incluir um ‘call to action’, como “visite nosso site” ou “saiba mais”.

4. Transformar sua mensagem em uma história

Apesar de ser muito difícil transformar ideias grandes e complexas em mensagens simples, é importante escolher sua mensagem principal

Ah, e não caia na tentação de condensar todas as suas mensagens em um vídeo curto. Terá o efeito oposto ao pretendido.

Resuma essas ideias em apenas alguns pontos-chave que você acha que transmitem todo o resto de maneira simples e curta e faça uma história com eles.

Pense no seu público e fale na língua dele. Não escreva apenas sobre o que você quer dizer, mas também o que envolveria seu público e repercutiria mais entre eles. Você conhece seu público. Lembre-se: seu roteiro de vídeo precisa atrair seu público-alvo, não você nem seu chefe.

Become a Scriptwriter for Coddy!

O objetivo principal é guiar os espectadores a um ‘call to action’ definido, portanto, certifique-se de tornar sua história convincente.

5. (Muito) além das palavras

Você precisa pensar em mais do que palavras em seu roteiro. A história é contada por meio de muitos elementos, como gráficos em movimento, música, efeitos sonoros ou narração.

Palavras, sons e recursos visuais devem funcionar juntos para transmitir sua mensagem, portanto, não se concentre apenas no diálogo. Essa é a mágica do vídeo!

Seu vídeo provavelmente fará a transição de uma pessoa falando na câmera para alguns clipes ou imagens, por exemplo, e isso também precisa estar no roteiro.

É preciso ser claro e conciso, portanto, neste caso, é altamente recomendável escrever cada palavra do que você imagina. Isso não apenas tornará mais fácil filmar, mas também tornará a edição mais rápida e fácil.

6. Ler em voz alta

Isso vai ajudar a decidir se o roteiro está pronto para ser gravado ou se ainda contém muitas informações desnecessárias.

Também é uma boa ideia que seja lido por várias pessoas. Depois de ler em voz alta algumas vezes, pode ser difícil para você determinar se deve ou não ser alterado.

Fique de olho em:

  • Frases prolixas que são difíceis de dizer em voz alta.
  • Como flui. Uma frase deve levar à outra de forma clara e natural.
  • Frases muito longas. Está demorando muito para ler? Remova as informações desnecessárias e leia-as novamente.
  • A mensagem ou mensagens. Você precisa incluir ou remover alguma das ideias?

Nas primeiras leituras, é comum surgirem algumas mudanças que você precisa fazer em seu roteiro. Não tenha medo de mudar, reajustar e ler novamente seu roteiro antes de começar a filmar.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.