Ter um podcast para chamar de seu exige muito planejamento, comprometimento e tempo. É claro que vale muito a pena para quem procura criar um canal de conteúdo adicional. No entanto, o melhor é ser convidado primeiro, pois observando outras pessoas apresentando um podcast, você aprender a ser um anfitrião melhor.
Apesar de parecer uma tarefa simples sentar, ligar o microfone e bater um papo sobre um assunto qualquer, fazer um podcast é extremamente trabalhoso. É uma tarefa árdua conseguir convidados, editar o áudio e as transcrições do episódio e promover seu podcast para aumentar seu público. É preciso prática para se tornar bom no microfone, explicando seus pensamentos claramente e, portanto, ir como convidado em outros podcasts permite que você treine essa e outras habilidades.
Apesar de desafiador, ter seu podcast é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas do seu mercado, além de aumentar sua credibilidade no nicho para que você ganhe mais oportunidades de ser convidado para participar de outros, o que aumenta sua visibilidade.
Participar de podcasts em seu nicho é um caminho rápido para criar seu próprio podcast. Ao participar de outros podcasts, você pode expor sua empresa ao público de outras pessoas e construir relacionamentos com o anfitrião e seus ouvintes. Quando você se torna um convidado popular, as pessoas vão querer ouvir mais de você, e você pode aproveitar esses relacionamentos e audiências para lançar seu próprio podcast.
Como tudo quando se fala em ser relevante na internet, a chave é a onipresença. Onipresença é o estado de estar em todos os lugares o tempo todo, e é exatamente assim que sua marca pessoal deve ser. A melhor maneira de conseguir isso é não se limitar apenas a posições de anfitrião ou convidado. Existem muitos benefícios em ter seu próprio podcast, como ser visto como mais uma autoridade/personalidade, oferecer uma plataforma para convidados de alto calibre e demonstrar seu conhecimento.