Como as bandas de K-pop ajudam a levar a cultura Coreana para o mundo


É bastante provável que você já tenha ouvido uma música de K-pop – mesmo que talvez você nem saiba disso.

E, muito provavelmente, você assistiu ou ouviu falar sobre o filme ´’Parasita’, que foi premiado com 4 estatuetas no Oscars 2020, inclusive na cobiçada categoria de Melhor Filme (o primeiro de língua não inglesa a ser contemplado na categoria).

E é bem possível que você também tenha visto a série ‘Round 6’, um hit da Netflix em 2021, que atingiu a impressionante marca de 100 milhões de casas mais rápido que qualquer outra série.

As produções culturais da Coréia do Sul vêm quebrando barreiras geográficas e ganhando o mundo nos últimos anos, criando fenômenos de sucesso estrondoso e angariando centenas de milhões de fãs.

É possível observar como algumas palavras coreanas vem sendo popularizadas em posts e comentários na internet por fãs internacionais de todos os cantos, especialmente as que surgem dentro do universo do K-pop – que é o pop coreano. Visto que a língua coreana não é muito falada fora do seu país de origem, podemos perceber a potência da influência cultural.

BTS: Entenda por que o grupo de K-Pop fez história na música - Quem | K-Pop
BTS, grupo K-pop

Junto com o termo ‘oppa’ (uma forma feminina inocente e íntima de se dirigir a um menino ou homem que é mais velho que o falante, muitas vezes traduzido como irmão mais velho), palavras como ‘daebak’ (uma exclamação aproximadamente equivalente a incrível) e ‘saranghae’ (eu te amo ) são comumente usados por fãs de K-pop online.

Observando a tendência, diversas empresas enxergaram a possibilidade de fãs das bandas de pop coreano quererm aprender a falar a língua. Em agosto, a Big Hit Edu, subsidiária de conteúdo educacional da Big Hit Entertainment, empresa de gerenciamento do BTS, lançou o ‘Learn! Coreano com BTS’ com conteúdo de vídeo com membros do grupo como parte de sua estratégia de diversificação de negócios.

Durante uma conferência de imprensa realizada para promover o novo programa, Kim Hong-chul, vice-presidente da TRA Media, empresa controladora do canal a cabo WeeTV, observou uma conexão entre a popularidade do K-pop e um interesse cada vez maior no idioma coreano. O canaç lançou um programa chamado ‘K-Language School’, destinado a ensinar a língua coreana a não-coreanos em 10 idiomas diferentes, como chinês, francês, japonês, khmer, malaio, nepalês, russo, espanhol, tailandês e urdu. Também educa os espectadores sobre a cultura coreana, incluindo o K-pop.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.