Dicas de como trabalhar com celebridades no set – Por Diego Octávio


Esqueça aquelas exigências mirabolantes que a gente ouve por aí. Normalmente, quando trabalhamos com celebridades no set, elas possuem poucas exigências nos camarins e estão ali para realizar o trabalho que foi combinado.

Sendo assim, se você foi escolhido pra dirigir uma produção que envolve um talento muito conhecido, uma celebridade ou algum ator global, tenha em mente alguns pontos:

  • SEJA DIRETO

Eles são humanos. Falham, erram, esquecem e se cansam. Geralmente eles estão muito acostumados com o set, então apresente rapidamente as pessoas chave como o Assistente de Direção e o Chefe de Produção para que possam se comunicar caso aconteça alguma situação.

  • TENHA O CONTRATO NA PONTA DA LÍNGUA

Um dos pontos que costumam gerar stress dentro do set quando trabalhamos com celebridades é a questão da carga horária. Há diferentes contratos e é importante saber para quantas horas o artista está contratado, e se dentro dessa carga horária estão o almoço, jantar, e tempo de maquiagem. 

Tenha claro quanto tempo vão levar para maquiagem e figurino. Alguns atores/atrizes tem tempos longos de preparação, outros costumam ser bem rápidos.

Outro ponto importante sobre o contrato é: o famoso exigiu teleprompter, ponto eletrônico ou algum recurso específico? Isso precisa estar no contrato e você deve estar ciente disso.

  • NÃO TENTE IMPRESSIONAR

É muito comum quando novos diretores começam a produzir filmes com talentos de renome, que eles mudem de postura e tentem provar que são a última autoridade no set. As celebridades não dão a mínima… Eles já trabalharam com diversos tipos de diretores e produtores, e já viram todo tipo de guerra de ego. Foque no filme, na entrega e seja objetivo.

  • NÃO É HORA PARA SELFIES

Converse com a equipe, explique quem é o artista que estará no set com vocês e peça para que a tietagem fique de lado. Se houver uma oportunidade no final da diária, aí sim, todos podem fazer uma foto coletiva. O foco precisa ser entregar o filme de forma impecável.

  • SE POSSÍVEL, PEÇA PARA SER APRESENTADO ANTES DO DIA DE GRAVAÇÃO

Nem sempre é possível, mas quando vou dirigir algum projeto, mesmo que pequeno, com algum talento, peço para ser apresentado ao empresário e à celebridade. Às vezes uma conversa rápida sobre como vai ser a pegada do set e quais as expectativas para o filme te poupa muito trabalho. Os artistas gostam de saber com quem estão trabalhando, então mesmo se essa conversa não seja possível, peço para que minha bio seja apresentada a eles.

  • ELES SÃO HUMANOS

Ao trabalhar com celebridades, é fácil de entrarmos numa pira de nos julgarmos, ou colocar nosso próprio talento em cheque.

Pode ser embaraçoso ter que conversar com um ator ou atriz e que você admirou ou com quem acompanhou por muitos anos na infância. É a coisa mais normal do mundo sentir que você já os conhece ou querer impressioná-los. É normal tentar ser engraçado ou ser cordial demais ou, alternativamente, ser muito desdenhoso. Acontece com todo mundo.

Mas a melhor maneira de se destacar e causar uma boa impressão é tratá-los como se fossem qualquer outro colega ou cliente. Seja profissional. Fique tranquilo.

  • ENTENDA SEU CARGO

Agora, falando para os profissionais que estão trabalhando com celebridade e não estão nos cargos de direção: 

Se você é um assistente de produção e seu trabalho é conseguir comida ou água, ótimo. Entre com delicadeza no camarim, veja o que eles precisam, deixe-os saber seu nome e pergunte se querem outra coisa, e depois se afaste. Entre, saia, seja amigável e acolhedor. Isso é tudo que você precisa fazer.

Caso sua atuação seja em um cargo criativo, simplesmente faça o seu melhor para ouvir e se concentrar no que eles estão dizendo. Você não precisa ser um bajulador pra conseguir provar seu ponto criativo! Simplesmente tente estar presente com eles como um parceiro criativo. Se eles são atores que valem a pena, eles sabem o que é ouvir bem e vão gostar que você faça isso também.

Tive experiências maravilhosas de trocas de ideias com grandes atores, que só agregaram ao resultado final do filme.

  • USE SEU MELHOR JULGAMENTO

Infelizmente, não há regras rígidas e rápidas quando se trata de trabalhar com celebridades. Tudo o que você pode fazer é estudar muito pra depois “tocar de ouvido”. Dito isso, não tente se destacar e ser uma estrela. Você não será arrancado da obscuridade porque fez um comentário super inteligente ou porque visivelmente correu para abrir a porta para eles.

DIEGO OCTÁVIO
A paixão pela arte vem de família e o interesse pelo audiovisual faz parte da sua vida desde muito cedo. Aos 12 anos produziu seu primeiro curta e aos 17 já trabalhava com televisão. Cursou Iluminação Cênica, Produção Audiovisual e é pós-graduado em Engenharia de TV Digital.

Especializou-se em História da Arte no MASP e Direção de Atores com o Ron Howard.

Depois de atuar como diretor em documentários, videoclipes, curtas, shows, comerciais e programas de TV, fundou a 8 Milímetros estimulado pelo desejo de criar um espaço de fomento e apoio à diversidade e à criatividade.

Apaixonado por aviação, formou-se piloto privado e é forte ativista LGBTQI+, além de membro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).

Possui em seu portfólio projetos com Lázaro Ramos, Joaquim Lopes, Cláudia Raia, Dan Stulbach, Maria Fernanda Candido, Carolina Ferraz, entre outros.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.