Avaliações falsas na Amazon são danosas para consumidores


Antes de reservar um hotel, comprar um aparelho eletrônico caro ou qualquer outro item na internet, quem nunca foi olhar os comentários de outros usuários para ver suas opiniões sobre aquele produto antes de fechar o carrinho?

Poder saber o que outras pessoas acharam daquele produto que você está querendo adquirir antes de gastar seu dinheiro é um dos grades trunfos da internet. Não apenas se a qualidade é boa ou ruim, mas observando as experiências de outras pessoas é mais fácil saber se aquilo vai servir para o seu propósito ou é o que você imagina.

Por exemplo, você está pesquisando um hotel para sua próxima viagem. Um deles tem uma nota alta na avaliação dos usuários e um bom preço. Parece uma excelente opção. Porém, ao ler os comentários de outros hóspedes, alguns deles relatam que a rua é um pouco barulhenta. Esse é um tipo de característica que não vai estar no descritivo feito pelo próprio hotel, e você pode se frustrar ao chegar no local e não conseguir dormir à noite porque silêncio é fundamental para você. Ou tudo bem, você não se importa com isso e prefere o bom preço e boa localização desse hotel e faz a reserva mesmo assim. Você fez uma escolha consciente, sabendo exatamente o que está reservando, evitando surpresas desagradáveis.

Ao ler as avaliações dos usuários, você tem um feedback real acerca da qualidade e eficiência daquele item, e não fica rendido apenas ao que diz a descrição ou propaganda do próprio anunciante – que, obviamente, sempre vai dizer que o produto ou serviço é absolutamente incrível.

A Amazon, gigante de e-commerce, está enfrentando um problema em relação a isso: avaliações falsas. Recentemente, a empresa anunciou que está entrando com um processo contra mais de 10 mil grupos no Facebook que selecionam pessoas para apresentarem feedbacks falsos em troca de dinheiro ou produtos.

Além de danosas ao consumidor, que pode ser enganado e induzido ao erro, essas avaliações falsas geram prejuízo para a Amazon e para as empresas que vendem na plataforma.

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Em caso de avaliações falsas negativas, os usuários são lesados ao deixarem de comprar um bom produto, que atenderia bem às suas necessidades, por acreditarem que não é. Já quando são avaliações falsas positivas, o consumidor pode se frustrar ao receber um produto ruim e que não atende às expectativas. Nesse caso, as solicitações de troca, devolução e reembolso geram prejuízos para a plataforma e os vendedores.

Se cada vez mais clientes se sentem enganados ao comprar um produto na Amazon, podem se sentir inseguros com a própria Amazon, passando a comprar em outros sites concorrentes. Além disso, a reputação dos vendedores é prejudicada caso haja aumento no número de reclamações e devoluções.

Ou seja, avaliações falsas possuem efeito colaterais ruins para todos os envolvidos.

Porém, esse problema não é de hoje. Em 2020, a Amazon conseguiu que a Meta derrubasse um grupo com mais de 43 mil pessoas que faziam avaliações falsas. Em 2015, a empresa disse que enfrentou mais de mil pessoas na justiça que publicaram essas avaliações em troca de dinheiro.

O que você acha que pode ser feito para impedir esse tipo de ação?

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