Muita gente ainda torce o nariz para o TikTok, rede social chinesa famosa pelos vídeos curtos e que já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais no mundo.
Famosa pelas “dancinhas”, coreografias divertidas que os influenciadores fazem ao som de alguma música do momento, a plataforma é amplamente utilizada pelos jovens. Mas engana-se quem pensa que a rede está restrita somente ao entretenimento.
De acordo com o Google, 40% dos jovens preferem pesquisar informações no TikTok e Instagram ao invés do Google Search e Google Maps. E talvez você não esteja muito preocupado com isso se o público da sua marca não for a Geração Z, mas lembre-se que os mais jovens costumam ser os pioneiros a desbravar as novidades, e depois todo mudo acaba fazendo o mesmo.
O Facebook, por exemplo, foi criado dentro de uma universidade. Ao se espalhar pelo mundo, atraiu a atenção dos adolescentes e jovens da época e só depois as pessoas de outras faixas etárias aderiram à plataforma. O mesmo vimos acontecer com o Instagram e, provavelmente, será o caso do TikTok também. Por isso, é importante prestar atenção nos hábitos de consumo da geração mais nova, pois ela pode trazer um “spoiler” do que todo o resto dos usuários estarão fazendo daqui a algum tempo.
E por que o TikTok faz tanto sucesso com a Geração Z?
Antes de tudo, a rede possui alta usabilidade, tanto para navegar quanto para criar. Qualquer pessoa com uma conta na plataforma pode gravar e postar um vídeo em poucos minutos, sem quase nenhum trabalho, já que o sistema de edição de vídeos é bastante prático e intuitivo. Isso cria um senso de comunidade, já que todo mundo pode participar se quiser.
O algoritmo é outro fator crucial para o sucesso da rede. Muito bem otimizado, basta o usuário navegar algumas poucas vezes pelo feed para o algoritmo entender exatamente o que ele gosta e é de seu interesse. Pronto, logo você está sendo impactado por milhões de conteúdos que parecem ter sido feitos para você.
Na hora de pensar a estratégia de marketing da sua marca, considerar o TikTok pode ser uma boa oportunidade para criar conteúdo de topo de funil e atrair novos públicos.
O que você acha que as marcas e agências podem fazer para se conectar com o público jovem?