Vídeos no Facebook ou YouTube: qual a melhor plataforma?

Vídeos no Facebook ou YouTube

Vídeos no Facebook ou YouTube: qual a melhor plataforma?

Depois de ler nossos vários e vários textos sobre a importância de colocar vídeos na sua estratégia de marketing, você finalmente se convenceu! \o/

Então, surge uma pequena dúvida: posso usar o mesmo vídeo no Facebook e no YouTube? Afinal, as duas plataformas aceitam o formato

Não, não é ideal usar o mesmo vídeo nas duas plataformas. E sabe porquê? Por causa da essência de cada uma.

Calma, vamos explicar!

O YouTube pertence ao Google e, assim como a “nave mãe”, seu principal sua essência é a PESQUISA. Já a rede de Zuckerberg tem como fundamento a VIRALIZAÇÃO. E isso muda tudo.

Para assistir um vídeo no YouTube é preciso ter, pelo menos, uns 10 minutos disponíveis, um fone de ouvido ou estar em um local apropriado para ligar o som do celular/computador/tablet. Também tem que ser um momento em que se pode prestar atenção ao conteúdo. Afinal, quando você acessa o YouTube, está realmente querendo ver um vídeo.

Agora, pense em como você acessa o Facebook. É uma rede rápida, onde o “rolar o feed”, muitas vezes, é um passa tempo em um momento de tédio dentro do ônibus, na fila do banco ou entre uma tarefa e outra no trabalho. De modo geral, não existe muita “preparação” para navegar no Facebook, você só abre o app e vai. Em meio a fotos, textos, notícias, jogos e notificações diversas, aparecem alguns vídeos no seu feed que, ocasionalmente, você pode clicar em um deles para ver.

Percebe a diferença? Enquanto no primeiro caso o usuário planejou parar para assistir a um vídeo e está em condições apropriadas, física e mentalmente, no segundo, o vídeo é apenas mais um tipo de conteúdo que aparece para ele em momentos diversos do dia – nem sempre adequados.

Quer um exemplo? Um vídeo entitulado “11 unusual beaches on the Earth” obteve 33 mil visualizações no YouTube, contra 61 milhões no Facebook no mesmo período de tempo. O MESMÍSSIMO vídeo.

Esse vídeo em questão tem as principais características que um vídeo para Facebook deveria ter: é curto (1min17seg), tem número no título (o que ajuda a ajustar a expetativa no usuário e gerar interessa), uma temática que desperta curiosidade (afinal, o que seriam praias incomuns?) e que as pessoas ficam com vontade de compartilhar (todo mundo tem que ver isso, oras!).

No Youtube, essa “fórmula” não obteve tanto sucesso porque as pessoas esperam vídeos mais estruturados, mais longos e com mais conteúdo relevante.

Com isso me mente, ao produzir vídeos para o YouTube, pense em estratégias de longo prazo e em conteúdos mais completos e estruturados. Abra um canal e crie séries temáticas, vídeos de perguntas e respostas, vlogs e bastidores da sua empresa. Obviamente, dá para usar o Facebook como estratégia para divulgar o seu vídeo do Youtube – mas o contrário não funciona.

Na hora de produzir para o Facebook, crie vídeos curtos, dinâmicos e que as pessoas sintam vontade de compartilhar com os amigos. Títulos diretos, curiosidades rápidas sobre um determinado tema, conteúdo divertido são boas apostas para a rede!

E se precisa de ajuda para gravar seus vídeos, fale com a gente!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.