Realidade virtual e empatia para conscientização no trânsito

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Realidade virtual e empatia para conscientização no trânsito

Empatia.

“Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.”

“Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.”

“Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.”

Esses são alguns dos significados que o dicionário apresenta para “empatia”. Uma palavra tão usada nos dias de hoje, mas tão difícil de ser, realmente, colocada em prática.

Você deve estar se perguntando porque esse blog aqui, que traz conteúdo sobre o mercado audiovisual e de marketing digital, está falando sobre empatia. Calma, está tudo relacionado 😉

A Ford venceu a categoria de ‘VR Marketing of the Year’ (Marketing de Realidade Virtual do Ano, em tradução simples), da AIXR VRAwards 2019 com a WheelSwap VR, uma experiência que é parte da campanha ‘Share the Road’. Por meio de realidade virtual, a campanha visa conscientizar ciclistas e motoristas e mudarem seus comportamentos no trânsito para que todos possam conviver de maneira mais harmônica e evitar acidentes. Basta andar nas ruas de qualquer lugar do mundo por alguns minutos para ver barbaridades sendo cometidas tanto por quem está atrás do volante, quanto pelos que estão no pedal – muitas vezes, com desfechos trágicos.

A ideia para essa ação partiu do princípio de que é preciso criar empatia para que as pessoas comecem a reavaliar e mudar seus hábitos. O WheelSwap VR funciona assim: por meio de óculos de realidade virtual, motoristas experimentam andar de bicicleta, enquanto ciclistas se colocam na posição de motoristas dentro de um carro. Dessa forma, ambos conseguem vivenciar o “outro lado” e sentir o que o outro sente no trânsito. Por exemplo, quando está na bicicleta, o motorista consegue sentir o que um ciclista sente quando um carro entra na frente dele sem dar seta. Do mesmo modo, uma vez na direção, o ciclista pode sentir o que um motorista sente cada vez que uma bicicleta aparece de repente no corredor da esquerda.

Cerca de 1200 pessoas de 5 países diferentes da Europa vivenciaram a experiência do WheelSwap, que faz parte de uma pesquisa inicial da Ford. O resultado foi:

  • 91% das pessoas pretendiam mudar seu comportamento;
  • 70% demonstraram maior empatia com os colegas de condução e de bicicleta depois de assistirem à experiência de RV em comparação com aqueles que não o fizeram
  • Duas semanas após a participação, 60% dos motoristas e ciclistas participantes mudaram seus hábitos na rua.

Essa é uma prova de como a tecnologia de realidade virtual pode ajudar, e muito, a conscientizar pessoas ao redor do planeta sobre as mais diferentes causas e, de fato, causar uma mudança no mundo.

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