Facebook limita exibição de anúncios para menores de 18 anos
Sua empresa tem como público-alvo os adolescentes? Então é bom ficar de olho nessa mudança.
O Facebook Inc. anunciou que não vai mais exibir alguns tipos de anúncios para menores de 18 anos com base em seus interesses ou em suas atividades feitas em outros sites e aplicativos, mas os anúncios ainda poderão ser direcionados a esse público com base em seu gênero, idade e localização.
Essas medidas visam à maior proteção de privacidade dessa faixa etária, e valem não só para o Facebook mas também para o Instagram e Messenger. Inclusive, todos os adolescentes menores de 16 anos que criarem um perfil no Instagram serão colocados no modo privado, onde o dono da conta precisa autorizar cada seguidor do perfil.
Essas mudanças acontecem depois da rede social declarar seus planos de criar um Instagram específico para menores de 13 anos (idade mínima para criar um conta na plataforma hoje em dia), que proporcionaria mais controle por parte dos pais e responsáveis. A proposta recebeu diversas críticas, especialmente no que diz respeito à saúde mental das crianças ao serem expostas à rede social.
De acordo com um estudo da Royal Society for Public Health, de 2017, o Instagram foi eleito a pior rede social para a saúde mental dos jovens. Entre as principais razões, estão o fato de que crianças e adolescentes ainda estão passando pela fase de desenvolvimento de seu senso de identidade, e a comparação nas redes sociais pode interferir nesse processo trazendo baixa autoestima, ansiedade e depressão.
Além disso, alguns especialistas acreditam que, ao criar uma rede específica para menores de 13, muitas crianças e pré-adolescentes que ainda não tem um perfil em rede social vão ficar instigados a criarem uma conta.
O que você acha sobre o uso de redes sociais por crianças e adolescentes e qual o papel da publicidade nisso?