Como a comunicação de Dia das Mães vem mudando


Durante décadas, quase todas as campanhas de Dia das Mães contavam sempre a mesma história: a mãe delicada e amorosa cuidando de toda a família com um sorriso no rosto, e todos sorrindo de volta ao seu redor.

Porém, a figura dessa mãe já não conversa com as mulheres de hoje, e nem o lugar-comum de que a responsabilidade por criar os filhos seja tarefa apenas da mulher.

Apesar da maternidade, sim, envolver muito amor e carinho, está longe de ser o mar de rosas que sempre foi estereotipado pela mídia. Quantas mulheres não se sentem sozinhas para lidar com os múltiplos sentimentos que envolvem a criação de um filho? Quantas mães não se frustram ao perceberem que não são as super-heroínas que os comercias na TV sempre disseram que eram? Quantas são as que se culpam por se acharem insuficientes?

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A internet deu voz às mães. As mulheres passaram a compartilhar nas redes a vida real enquanto mães, dividindo os momentos lindos e de alegria, mas também os medos, lágrimas e desafios da maternidade. Isso escancarou uma realidade que não era vista nem validada, mas que sempre esteve ali, longe dos olhos da sociedade: o quanto o maternar pode ser difícil e sofrido, indo de encontro aos estereótipos.

Por isso, a comunicação das marcas no Dia das Mães precisa conversar com essas mulheres reais e ajudar a mostrar como a tarefa árdua de criar um filho sobrecarrega as mães.

Uma das campanhas mais comentadas no Dia das Mães de 2022 foi de O Boticário. Criada pela AlmapBBDO, a campanha #maternidadesemjulgamentos trouxe a discussão sobre culpa materna e os julgamentos que recaem sobre as mulheres – muitos vindos, inclusive, de outras mães.

Essas mudanças no discurso, que mostram uma realidade nua e crua das mães, fomentam o debate sobre a importância do acolhimento e respeito às necessidades e direitos dessas mulheres da sociedade. As mães merecem e devem ser ouvidas, e a sociedade precisa repensar sua estrutura para não apenas acolher essas mães, mas também dividir a difícil tarefa de criar e educar novos seres humanos, que vão ser parte ativa dessa sociedade um dia.

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