Black Friday 2020: a maioria dos brasileiros pretende comprar online
Todo mundo viu como a pandemia da COVID-19 abalou as estruturas do mundo em 2020.
Um dos fenômenos desse estranho ano foi o aumento exponencial das compras online, uma vez que o comércio físico ficou alguns meses fechado em diversos lugares do mundo. Quem não tinha o hábito de comprar pela internet começou a se aventurar – e a gostar -, e os negócios que não tinham esse canal estruturado (ou, pelo menos, nem tanto), rapidamente tentaram se adequar para continuar fazendo o faturamento girar de alguma forma.
Inclusive, nós já falamos como a internet ajudou pequenas empresas na pandemia, onde 73% dos entrevistados de uma pesquisa revelaram que começaram a comprar dos pequenos negócios de bairro durante a quarentena, sendo a principal motivação a preocupação com a sobrevivência dessas empresas e da comunidade local.
Por isso, não é de espantar que um estudo feito pela agência TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, tenha detectado que 83% dos brasileiros vão comprar em lojas online durante a Black Friday em 2020, enquanto 59% vão decidir entre a loja física ou online com base nas promoções e descontos que estiverem disponíveis no momento.
Além disso, o que era um hábito sempre deixado para a última hora nos anos anteriores, hoje, 43% dos entrevistados dizem estar planejando suas compras de Black Friday desde o começo do ano.
Em relação ao Natal, 87% disseram que vão comemorar este ano. Entretanto, 72% só vão começar a pensar nos preparativos para a ceia quando tiverem mais certeza sobre o futuro. 12% já iniciaram os preparativos e pretendem fazer uma festa menor em 2020.
A pesquisa foi feita nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, com foco nas classes A (28%) e B (72%), e a maior parte dos entrevistados tinha entre 18 a 34 anos.
E você, como estão as expectativas para a Black Friday e o Natal nesse ano de pandemia?