Quando usar um teleprompter?
Um dos recursos mais conhecidos e utilizados no mundo dos vídeos é o teleprompter, aquele equipamento que os jornalistas, políticos ou qualquer um com uma fala um pouco mais longa e difícil de decorar, usam com frequência.
Às vezes, até parece que eles estão lendo mesmo e todo mundo comenta. Às vezes o profissional é tão bom que ninguém consegue acreditar que ele esteja usando o teleprompter.
E, pra ficar tão bom quanto esses que parecem que estão falando o que pensam e não o que leem, separamos algumas dicas de ouro.
Maaas, antes delas, vale entender como funciona um teleprompter para até você mesmo criar suas técnicas e dicas.
Basicamente, o teleprompter é um dispositivo que une uma tela com a mensagem, escrita de forma invertida, uma espécie de espelho que projeta a mensagem na direção correta, fazendo com que as pessoas que assistem pela câmera não consigam ver o que está escrito.
Os tamanhos das frases que vão escritas podem variar. Quanto maior o texto da mensagem, menor a sensação de que está lendo, porém, menor dimensão do todo o ator/jornalista/ser humano, terá do texto. Quanto menor o texto da mensagem, mais dimensão do todo e maior a sensação de que está lendo, já que os olhinhos vão ficar indo de um lado para o outro enquanto fala o texto.
Agora, com um pouco mais de contexto, vamos às dicas:
1. Treine: assim como qualquer dispositivo audiovisual, requer um treinamento anterior ao seu uso. É importante testar algumas vezes para ajustar o tamanho das letras, a velocidade do texto, a relação entre o ler e o falar, a distância entre você e o teleprompter, dentre milhares de outras nuances que podem deixar o vídeo bem natural ou tão robótico que cause estranhamento na audiência.
2. Entenda o texto antes de falar: assim como no treinamento, um foco grande deve ser dado no texto. Quais são as entonações? Quais os pontos críticos da mensagem para mudar o tom de voz? A pontuação também é fundamental para que as pessoas que estejam assistindo sintam a naturalidade nas pausas e na sua respiração.
3. Limpeza do equipamento: essa tem um caráter mais técnico, mas pode atrapalhar tudo no resultado final. Certifique-se que as lentes e os espelhos estejam limpos. Pequenas manchas podem interferir na gravação e pôr todo o trabalho em risco.
4. Operador de teleprompter: ter alguém para ajustar o equipamento e operar durante a fala é fundamental para garantir naturalidade e alterações na velocidade, tamanho das palavras e pausas nas falas durante a gravação. Ele deve se adaptar ao ator e não o contrário, ou seja, deve garantir a fluidez em função de quem está falando.
5. Reescreva o texto para tornar mais natural: o texto escrito para alguém que vai ler tem uma dinâmica, para alguém que vai ver e ouvir, tem outra. Por isso, reescreva o texto com base em uma conversa entre você e as pessoas do outro lado. Algumas palavras, pausas e até um ajuste na ordem do roteiro podem trazer mais naturalidade e garantir um engajamento maior para seus vídeos.
Com essas dicas, que tal escrever um texto campeão e gravar seus vídeos hoje mesmo?