Apesar dos tantos desafios, 2021 fechou com chave de ouro aqui na 8 Milímetros!
Nossa série documental “Polifonia Audiovisual – Mulheres na Técnica” nos encheu de orgulho (mais uma vez!) e ganhou diversos prêmios em festivais ao redor do mundo.
Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo ao trazer um assunto tão importante nos dias de hoje. Dar voz e espaço às mulheres não só na indústria no cinema, mas em todos os outros mercado que são majoritariamente dominados por homens, é fundamental para trilharmos um caminho de igualdade, oportunidade e respeito entre todos. Unidos, somos mais fortes!
Conheça um pouco dos festivais que onde fomos premiados esse ano:
1) Prêmio Lusófonos da Criatividade
Categoria: Melhor Edição
O festival internacional, sediado em Portugal, premia e homenageia o mercado publicitário dos países de língua portuguesa. Único do mundo, cada edição anual é composta por três edições quadrimestrais, cujo objetivo é aproximar os mercados que compartilham da mesma língua.
2) Wow 21 – World Of Women 21
O Fillum é um aplicativo de streaming móvel inovador baseado em Boston, EUA, que traz curtas-metragens e Storicals (Vídeos de Música) em vários idiomas, para milhões de entusiastas de filmes em todo o mundo.
O #WOW21 é um Concurso de Curtas-metragem e Storicals para filmes centrados e ou/dirigidos por mulheres.
3) CineFem 10Punta del Este
Primeiro Festival Internacional de Cinema Feminino do Uruguai, cuja primeira edição foi realizada em Salto (Uruguai), mas que desde então se desenvolveu permanentemente em Punta del Este, é um espaço de reflexão sobre o papel da mulher no cinema e na nossa sociedade.
4) Porto Femme – International Film Festival
O festival tem como objetivo dar visibilidade às mulheres no mundo cinematográfico, combatendo, através da arte e do cinema, a desigualdade de gênero na indústria.
5) Jumpstart International Women’s Film Festival
É o primeiro festival de cinema verdadeiramente digital da Índia que encoraja os produtores independentes a apresentarem filmes internacionais e novas mídias para o mundo. Através de uma plataforma independente, o festival é dedicado a encontrar e destacar o melhor cinema do mundo e levá-lo ao máximo de pessoas através da mídia digital.
6) DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
Categoria: “Mulheres LGBTI+”
O DIGO é um festival de filmes que visa estimular e promover a conscientização do público em relação ao respeito integral aos direitos humanos e à inclusão.
Além de vencermos, pela escolha do público, na categoria “Mulheres LGBTI+”, também recebemos menção honrosa.
7) Sinédoque
A Sinédoque visa popularizar o documentário brasileiro de curta-metragem. Primeiro festival exclusivamente dedicado ao documentário brasileiro em curta-metragem do país, é feito de forma totalmente online, gratuita e independente.
Assista ao documentário: