O que é UGC: Conteúdo Gerado pelo Usuário


Todo mundo sabe que a técnica mais eficaz de propaganda é o bom e velho boca a boca. Pense só: você teria mais disponibilidade de comprar um produto que sua amiga indicou ou que você viu na propaganda na TV?

Nós, seres humanos, tendemos a acreditar em outros seres humanos. Conseguimos nos identificar com outras pessoas e nos conectar a elas, o que aumenta, e muito, a relevância do que aquela pessoa faz ou diz.

A grosso modo, podemos dizer que o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC, em inglês ‘User Generated Content’) funciona como o marketing boca a boca.

UGC é todo conteúdo gerado pelo próprio usuário de uma marca, sendo esse pago ou não. Apesar dos conteúdos patrocinados serem bastante relevantes, os conteúdos espontâneos são vistos como mais genuínos pelo público.

Quando um usuário gosta de um produto ou serviço e o mostra nas suas redes, acaba criando um relacionamento com a audiência mais profundo do que se fosse um anúncio tradicional. Para quem assiste, é como se fosse um aval acerca daquele produto, pois alguém já usou, testou e aprovou. Imediatamente, a gente já se sente mais à vontade em considerar aquela compra.

User Generated Content is Here to Stay - Full Tilt Marketing

Especialistas acreditam que o OGC é o futuro dos anúncios na internet. Sem exigir nenhum grande investimento das marcas, os conteúdos gerados pelos usuários são, geralmente, gravados com o próprio celular de forma caseira, transmitindo naturalidade e autenticidade, palavras essas que voltaram com força na internet depois do boom dos filtros e conteúdos altamente editados.

Um relatório da Nosto revelou que 57% dos entrevistados disseram que muitas marcas não criam conteúdos que pareçam de verdade, e 86% destacou a autenticidade como o fator mais importante na decisão de consumir e apoiar uma marca.

A estratégia do IGC acompanha o fenômeno dos influenciadores, criadores de conteúdo que falam para uma certa audiência que os acompanha na internet. Dos que acumulam milhões de seguidores em seus perfis nas redes aos super nichados, trabalhar com influenciadores pode ser um caminho bastante interessante para a sua estratégia de marketing digital sem precisar despender de um orçamento grande.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.