Com cada vez mais coisas para armazenar e menos espaço disponível em nossas máquinas, a tecnologia não para de evoluir, criando alguns produtos e tornando outros obsoletos. Desde os disquetes, passando pelos CDs, DVDs, chegando aos pen drives e HDs externos, a capacidade de gravar dados foi só aumentando. E hoje não é nem necessário um produto físico, já que o armazenamento em nuvem, de uma maneira simples e muito segura, assume esta função.
Inclusive as indústrias fonográficas e a audiovisual já passaram por esta mudança. LPs, fitas K7, CDs e MP3, e também VHS, DVDs e Blu-ray deram lugar ao serviço de streaming, que não deixa de ser um sistema de transmissão por nuvem.
Mas não foi só o espaço físico que levou à mudança. Outros benefícios – como redução de custos, eficiência, alta durabilidade menos consumo de energia e emissão de carbono, além do significativo aumento de dados e preferência do público, atraíram diversas empresas para a tecnologia.
A nuvem é uma das maneiras mais eficientes e seguras de armazenamento e compartilhamento de dados online. As informações podem ser acessadas por diversas pessoas autorizadas, em diferentes locais e momentos. Todos os arquivos são alocados virtualmente fora da sua rede e o serviço é realizado por um provedor externo. Outra grande vantagem é a possibilidade de mais de um usuário acessar e trabalhar no arquivo em conjunto, como também acompanhar as alterações.
O armazenamento é ainda muito mais seguro já que não é suscetível a problemas físicos ou desastres naturais, como quedas, furtos e maus cuidados. Ainda é possível garantir uma segurança maior, realizando backups constantes.
E não são só as empresas que estão aproveitando a tecnologia. Com o fácil acesso a internet e smartphones, a maior parte dos consumidores utiliza os serviços em aplicativos como Google Drive, ICloud, OneDrive e Dropbox, por exemplo. Segundo um relatório da Statista, atualmente mais de 1,8 bilhões de pessoas já utilizam o serviço de armazenamento online para fins pessoais.
Não à toa, o tráfego de nuvem deve quadriplicar até 2020. Uma pesquisa da Cisco Systems prevê um aumento de 14,1ZB em 2020, comparado com 3,9ZB de 2015.
Portanto as vantagens da nuvem são enormes. Se você ainda não adotou o sistema para sua empresa ou vida pessoal, aposto que vai começar a rever seus hábitos com as dicas aqui postadas.