Por que usamos microfone tipo boom?


Para vídeos profissionais, é imprescindível o uso de algum microfone externo, pois o da câmera jamais trará a mesma qualidade. Já falamos por aqui  sobre os diversos tipos de microfone que você pode usar nas suas gravações. Apesar da variedade de opções, nós da 8 Milímetros optamos apenas pelo uso do microfone boom superdirecional na gravação de vídeos. E vamos explicar o porquê.

 

Primeiramente, porque, diferente do microfone de lapela, o boom não aparece no quadro. Dessa forma, a estética (e a mágica!) do vídeo é preservada.

 

Por ser um microfone direcional, ele capta o som da direção em que é apontado, evitando ruídos externos. Em outras palavras, ele evita – em maior ou menor grau, já como há modelos reguláveis – os sons laterais, captando de forma clara e dominante o áudio da parte frontal.

 

Na maioria das vezes, o boom é utilizado acima das personagens ou da fonte de som, já que assim o som é captado de maneira mais natural. Entretanto, às vezes, é necessário que o boom seja colocado abaixo da cabeça dos atores, com o microfone apontado para cima. Acontece quando não há espaço ou altura suficiente ou quando as luzes do microfone projetam algum tipo de sombra na cena.

 

Com o boom é possível acompanhar a cena em movimento, de forma silenciosa e precisa. Por isso, é usado em grandes produções como filmes, novelas e obras publicitárias.

Vale lembrar que microfones como esse, precisam de um operador ou de um suporte para deixá-lo fixo na posição de captação. A vara de boom é um acessório que possibilita o microfonista ficar afastado, operando o microfone na área de segurança da cena, realizando os ajustes necessários e a posição correta para a captação do som. Há ainda alguns modelos podem ser conectados diretos à câmera.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.