Qual microfone usar em meus vídeos?


Negligenciar o áudio é um erro gravíssimo, mas ao mesmo tempo um dos mais cometidos em produções audiovisuais.

Recentemente a empresa Dolby realizou um estudo de caso na qual convidou pessoas a assistirem e dar nota a um filme. A cada sessão a qualidade do som era diminuída. E o resultado da pesquisa não poderia ser outro: quanto menor a qualidade do som, menor nota as pessoas davam para o filme. E o mais curioso é que as pessoas não sabiam dizer que o que elas não gostaram do filme era o áudio.

Essa história é muito interessante para exemplificar que não adianta ter um vídeo excelente, se você não se preocupar com o áudio.

Separamos algumas dicas para que você garanta o sucesso do seu vídeo.

Captação

– Quando escolher o local da gravação, preste atenção se é devidamente silencioso. cuidado com locais de muito vento, que é sempre um inimigo do microfone, e com ambientes que reverberem o áudio, causando aquele eco desagradável.

– Se possível, escolha microfones que te ajudem a captar o mínimo de ruídos. Lembre-se que esses barulhos irão desviar a atenção do seu público, além de passar a sensação ruim de amadorismo.

– Assim como alguém vai estar operando a câmera, alguém precisa monitorar o áudio durante a gravação, para alterar a posição do microfone, aumentar ou diminuir o ganho do áudio ou até pedir para regravar alguma cena quando ocorre algum ruído ou falha.

– Caso esteja utilizando um gravador de áudio externo, fique atento, poisna hora da edição, a sincronia do áudio e vídeo pode ser uma dor de cabeça. Por isso, antes de começar a gravação do áudio, bata uma palma. Ela vai gerar um pico na linha do arquivo e então você poderá identificar mais fácil onde começa a parte que realmente importa no áudio, o que ajuda muito na hora da sincronização com a imagem e evita que o áudio fique adiantado ou atrasado. Se quiser ser mais profissional, invista em uma claquete. Lembre de pedir para o ator esperar dois segundos antes de começar a falar. Isso irá facilitar na hora cortar as suas cenas.

Gravador

– Algumas câmeras têm recursos para gravar o áudio. Há também programas próprios para captação em PCs e smartphones. Ainda assim, se você não quiser dar um aspecto amador à sua produção, recomendamos que você opte por ter um bom gravador externo, como os das marcas Zoom e Tascam.

Microfones

– O microfone das câmeras é projetado para captar o áudio ambiente, por isso para falas ou um som específico ele não é o mais indicado, já que o áudio captado geralmente acaba apresentando muitos ruídos e problemas. Compre um microfone profissional adequado para o tipo de vídeo que você deseja. Pesquise bastante e não tenha medo de investir em um bom equipamento!

– O modelo mais usado por quem está começando seus primeiros passos com audiovisual são os lapelas. Eles são boas alternativas porque ficam bem próximos à boca do ator/entrevistado/apresentador. O som é captado de forma mais direcionada, o que evita muito os ruídos do ambiente. Caso você opte pelo uso de um lapela, busque opções discretas e esconda bem o fio. Mesmo microfones pequenos chamam bastante atenção no vídeo e prejudicam a estética.

– Nas produções da 8 Milímetros, optamos sempre que possível por usar o microfone boom. Diferente do lapela, ele não aparece no quadro. Dessa forma, a estética do vídeo é preservada. Optamos por um modelo superdirecional e assim evitamos ruídos externos. Nesse caso, é importante posicionar bem o equipamento ou o áudio poderá ficar baixo e parecer mais distante do que a pessoa que fala.

– Se optar por microfones sem fio, só tome bastante cuidado com interferências. Com o desligamento da TV Analógica, a faixa de frequência dos 700MHz passa a ser usada por empresas de telecom, tornando ilegal o uso de determinados transmissores de áudio. Consulte o fabricante.

Edição

– É possível fazer edições simples de áudio nos programas mais comuns de edição, como o Premiere e o Final Cut. Há outros programas próprios para manipulação de áudio com recursos mais avançados, como o Adobe Audition.

– Nivele o volume de todas as falas. Caso tenha muita variação na fala de uma pessoa, é possível aplicar filtros (como um compressor). A maioria dos softwares de edição também possuem filtros para suprimir alguns ruídos.

– Lembre-se que alguns erros de captação nem sempre são possíveis de correção na ilha e quando são, podem não sair barato.

– Investir em um bom fone de ouvido, como os das marcas Sennheiser, Shure, AKG, (tanto na edição quanto na captação) te ajudará a monitorar e garantir o melhor áudio do início ao fim da produção.

Essas são dicas simples, mas já te ajudarão a evitar erros muito comuns que prejudicam seus vídeos.
Se quiser aprender mais e garantir vídeos com ainda mais qualidade, se inscreve na nossa newsletter.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.