Dicas para virar um bom editor de vídeos


Uma das profissões mais importantes na área de audiovisual, o editor de vídeo é o responsável pela transformação do material bruto no produto final, com a inserção de logotipos, efeitos especiais, transições, cortes, correção de cor, encaixe de áudio e trilha sonora e até motion graphic (saiba mais aqui).

 

A edição de um vídeo vai muito além da técnica e da prática. Além dos conhecimentos dos programas de edição, o profissional precisa entender o objetivo do vídeo e estar por dentro de certas etapas da produção. Um dos papéis fundamentais é contar a história e criar as emoções no momento certo, sejam de surpresa, tristeza, felicidade ou calma. É muito mais do que apenas cortar imagens. Tanto em filmes com uma narrativa complexa ou um vídeos corporativos há sempre uma história a ser contada, através de transições, efeitos sonoros e especiais, gráficos, ritmo e cortes.

 

Alguns artifícios ajudam a criar o efeito desejado, como as cores, os efeitos sonoros, cortes e transições, transformando takes em um vídeo interativo. Saiba como uma boa edição pode ser a chave de sucesso do seu vídeo.

 

Por ser bem recompensada, é de se imaginar que a tarefa não é a das mais fáceis. Por isso, separamos aqui algumas dicas para se aprimorar cada vez mais, além de um guia para uma boa edição de vídeo:

 

Movimentos de câmera

Escolher os melhores ângulos de câmera e manter o vídeo em movimento permite que ele fique mais dinâmico e interessante do que manter o mesmo ângulo de câmera. As transições e a trilha sonora ajudam a manter o ritmo correto da cena.

 

Corte de pausas e respiração

Sempre que possível, tente melhorar discursos e apresentações através de cortes de ruídos, do som da respiração e até de certas pausas mais longas. É possível ainda destacar alguma palavra relevante no contexto, tornando-a mais memorável.

E, em gravações ao vivo, há sempre alguns erros técnicos que podem ser solucionados na edição.

 

Utilize gráficos e imagens

O uso de gráficos e imagens pode ajudar a tornar o seu vídeo mais didático e atraente, dependendo de seu conteúdo.

 

Não pare de se atualizar

Já como as tendências e programas estão se mudando constantemente, cursos e atualizações são sempre bons para conhecer cada uma delas. Mas se especialize em um deles. Conhecer o básico de cada programa é essencial, mas é preciso saber as técnicas avançadas em pelo menos um deles.

Falando em novos programas, é impressionante como as ferramentas estão mais realistas e eficientes. 3D, vídeo 360º e o próprio motion são tendência que não param de crescer.

 

Crie um portfólio online

Para se destacar, o primeiro passo é divulgar seus trabalhos. Há diversos sites online que oferecem a opção gratuitamente. Se preferir, também é possível criar também um website. Mas não deixe de ter um. Descreva os projetos que participou junto com suas contribuições em cada um. Se forem muitos, separe os mais relevantes e os mais atualizados. Assim, você demonstra seus trabalhos e sua experiência de forma dinâmica e atrativa.

 

Para se inspirar,  confira esse vídeo sobre como editores pensam e sentem cada corte de um vídeo:

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.