As principais tendências de marketing para 2022


2021 está chegando ao fim e é hora de começar a planejar as estratégias de marketing da sua empresa em 2022.

Selecionamos as principais táticas que vão bombar no próximo ano e que sua marca não pode ficar de fora, ou vai perder espaço. Vamos ver?

Vídeos, vídeos e mais vídeos

Sim, eles não se cansam de manter as primeiras posições quando o assunto são tendências de estratégia de marketing. Há anos falamos sobre a importância dos vídeos na sua comunicação, e como os consumidores estão, cada vez mais, ávidos por esse tipo de formato.

Uma pesquisa do Hubspot constatou que:

  • 59% dos participantes usam vídeos na sua estratégia de marketing
  • 76% dos profissionais consideram esse o formato mais eficaz
  • 27% dos que usam vídeos afirmam que eles geram o melhor retorno sobre o investimento (conhecido como ROI)

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Blogs – sim, eles ainda existem!

Muita gente acredita que a era dos blogs já acabou, especialmente depois que as redes sociais se popularizaram. Ledo engano. Os blogs continuam existindo e são uma excelente ferramenta para a empresa se comunicar de forma mais profunda e completa com seu público. É um espaço para se formar como referência no conteúdo da sua área de atuação, fornecer informações importantes sobre o seu mercado/produto e trocar experiência com os leitores nos comentários.

Além disso, os blogs geram indexação nas páginas de busca do Google. Quando um usuário está pesquisando sobre um determinado problema que precisa resolver ou uma dica sobre determinada área, por exemplo, pode acabar caindo no seu blog e se interessar pelos seus serviços.

  • 48% das empresas usam blogs na estratégia de marketing de conteúdo
  • 56% dos profissionais de marketing o consideram eficaz
  • 10% dizem que é o tipo de conteúdo que gera o maior ROI

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Tik Tok vai continuar bombando

A rede social chinesa cresceu exponencialmente nos últimos anos, especialmente depois da pandemia. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o TikTok se tornou uma grande ferramenta para as marcas.

  • 67% dos profissionais de marketing pretendem aumentar os investimentos no TikTok em 2022
  • 10% deles afirmam que essa será a rede onde mais investirão no ano que vem
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Pesquisa por voz

Apesar de ainda ser uma tecnologia relativamente nova, os usuários estão começando a se familiarizar cada vez mais com Google, Siri e Alexa.

Além de perguntas mais cotidianas, como “qual a temperatura hoje em São Paulo?”, muitos consumidores já têm pesquisado sobre um restaurante próximo e até que horas ele funciona. Por isso, é fundamental as empresas começarem a preparar seus conteúdos visando essa tecnologia.

  • 12% dos profissionais de marketing estão utilizando pesquisa por voz em sua estratégia
  • 34% disseram que essa é a tendência mais eficaz que usaram em 2021
  • 41% planejam aumentar seus investimentos em 2022

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