Ferramentas para blog: como usar as informações a seu favor
Aí, você, que tem um negócio, monta um blog. Ou você, que cria conteúdo na internet, também abre um blog. Todo mundo sabe a relevância dos blogs dentro da estratégia digital de qualquer empresa. Eles servem não só para ajudar a posicionar melhor seu site nas buscas do Google graças à infinidade de palavras-chave que você pode trabalhar lá dentro, como também para embasar seu trabalho com material rico e relevante.
Os blogs são plataformas descomplicadas de criar e fáceis de atualizar. Mas será que ter um blog de sucesso e com tráfego qualificado é, também, simples assim?
Dizem que, quem tem informação, tem tudo. E, na internet, não poderia ser diferente – basta saber usar. Que tal conhecer as principais ferramentas que fornecem informações valiosas e podem te ajudar a fazer do seu blog um sucesso?
Gratuita e uma das mais famosas e completas, o Google Analytics te dá tudo e mais um pouco de informações sobre o desempenho do seu blog e comportamentos dos visitantes.
Com ele, você consegue descobrir, por exemplo, em qual página os usuários estão saindo do seu site, se o tempo de carregamento está bom ou não, etc. Assim, fica fácil entender o que acontece com os usuários dentro do seu site a partir do momento em que acessam sua página e resolver qualquer ponto de atrito que possa estar atrapalhando a experiência. Dentro outros dados, o Analytics exibe:
- número de visitantes novos e recorrentes
- fontes de tráfego
- tempo de navegação
- dados demográficos dos usuários
- fluxo de comportamento dentro do blog
Quer saber quais palavras-chave seus concorrentes estão usando? Entra no SEMRush!
Essa é uma das principais ferramentas para estudar toda a estratégia do seu negócio no Google e dos seus concorrentes. Você consegue, por exemplo, identificar mudanças no comportamento das palavras e das apostas da concorrência para redirecionar a sua estratégia também. Com o SEMRush, você tem:
- quais palavras-chave seus concorrentes estão usando tanto para a busca orgânica do Google quanto para os links patrocinados. Assim, você tem um panorama de como montar sua estratégia de otimização de palavras: quais você deve apostar, quais são muito disputadas e talvez não seja eficaz comprar a briga, quais fazem mais ou menos sentido para o seu negócio, etc.
- orçamento e resultados obtidos pelos seus concorrentes nas campanhas de links patrocinados
- ideias de palavras-chave principais e long tails
- como seu site e dos seus competidores está ranqueando para cada palavra-chave. Com isso, você consegue ver quais termos o seu domínio aparece melhor ou pior posicionado frente à concorrência e tentar trabalha-los melhor
- menções feitas em outros sites que possuem links apontando para o seu – o que conta muitos pontos dentro da busca orgânica!
- planejamento para campanhas de vídeo
É uma ferramenta simples, mas bastante importante sobre monitoramento de palavras-chave, links e compartilhamentos sociais. Com ela, você monta um planejamento de conteúdo completo e atual com base no que as pessoas estão falando, sem a sensação de “tiro no escuro” por estar criando um conteúdo ou apostando e termos que não têm relevância.
Com o BuzzSumo, você descobre:
- os usuários mais influenciadores de conteúdo, que causam maior impacto ao compartilhar um link
- links e palavras-chave mais compartilhadas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn)
- links mais compartilhados com determinada palavra-chave. Dessa forma, você consegue ver, por exemplo, os principais artigos publicados por seus concorrentes e qual impacto eles causam. Além de te ajudar com novas ideias de conteúdo, você consegue entender como e quando seus competidores estão trabalhando determinado termo e tema e não ficar desatualizado.
Essa ferramenta é o próprio Google Ads, ou seja, os dados são fornecidos pelos próprios algoritmos do Google (mais preciso do que isso, não há!). Para usá-la, é preciso ter uma conta de links patrocinados. Essa ferramenta te ajuda a criar anúncios mais assertivos e escolher melhor as palavras-chave para investir dentro da sua campanha.
Além da “mão na roda” dentro do próprio Google Ads, o Keyword Planner te ajuda a enxergar as palavras com mais potencial para criar conteúdos no seu blog.
Veja só o que a ferramenta te mostra:
- novas ideias de palavras-chave
- estimativas de tráfego para cada palavra
- número de pesquisas mensais para cada termo
- nível de competição das palavras
- volume de pesquisas no último ano
É uma extensão que pode ser instalada no Chrome o FireFox. Mostra as principais informações relevantes para o algoritmo do Google de cada página que você visita (inclusive, a sua!), até mesmo o porquê da posição de cada resultado na busca orgânica do Google.
É extremamente útil para se manter atualizado sobre o desempenho do seu próprio blog e os sites dos seus concorrentes também. Além disso, a ferramenta traz:
- nível de autoridade da página e do domínio
- compartilhamentos sociais
- nível de dificuldade, ou seja, de competição de cada palavra
Pronto para fazer o seu blog deslanchar?