7 dicas para aumentar as visualizações no YouTube

Aumentar as visualizações no YouTube

7 dicas para aumentar as visualizações no YouTube

Um guia simples e prático para melhorar o posicionamento dos seus vídeos e ganhar mais visualizações

Como já dissemos nesse post aqui, dos 209 milhões de brasileiros, 105 milhões consomem vídeos na internet. Como, claramente, é uma tendência que não dá para ignorar, devemos nos unir a ela e tirar o máximo proveito. Entretanto, não basta apenas ligar uma câmera e subir seu vídeo no YouTube esperando ter milhares de visualizações da noite pro dia. A não ser em casos de virais, como aconteceu com o Justin Bieber lá em 2008, cujo primeiro vídeo amador que ele colocou no YouTube o lançou ao estrelato (e hoje possui mais de 55 milhões de visualizações,) é preciso trabalhar o SEO. Isso significa que, assim como sites e blogs, é necessário tomar algumas atitudes para que o Google e o YouTube consigam “ler” seu vídeo e exibi-lo para o maior número de pessoas.

Veja, a seguir, como aumentar as visualizações no YouTube em 7 dicas simples:

  1. Pense no título

Vamos começar pelo começo, certo? O título, além de ser um dos primeiros pontos de contato que o usuário tem com seu vídeo, também é considerado fundamental pela plataforma para posicionar bem seu vídeo. Pesquise e escolha títulos que chamem a atenção das pessoas e despertem curiosidade, bem como contenham a palavra-chave mais importantes para você, ou seja, como você imagina que os usuários possam encontrar seu vídeo no YouTube. Geralmente, títulos com “Como fazer…”, “5 passos para…”, “10 dicas de” e etc são bastantes assertivos!

  1. Capriche na descrição

A descrição do vídeo é, sim, muito importante em termos de qualificação e posicionamento. Pense bem: o YouTube não tem como ouvir o que está sendo dito no vídeo para concluir se aquele conteúdo é relevante, certo? A única forma de ele fazer isso (por enquanto) é por meio do texto, e é aí que entra a descrição. Coloque todas as informações mais importantes sobre aquele conteúdo e, claro, capriche nas palavras-chave mais relevantes. Também é hora de colocar o call-to-action, ou seja, o link para seu site ou blog que você deseja que as pessoas cliquem após assistirem seu vídeo. Isso vai ajudar, e muito, a aumentar suas conversões.

  1. Não se esqueça das tags

Muita gente não dá importância a elas, mas as tags ajudam os usuários a te encontrar e melhorar seu posicionamento. Além das palavras-chave mais óbvias, procure colocar termos com semelhança semântica para abrir o leque de opções.

  1. Legendas também são importantes

Além de ajudarem pessoas com deficiência auditivas a conseguirem assistir aos seus vídeos, as legendas fornecem mais “material” para o YouTube avaliar e qualificar seu vídeo.

  1. Crie playlists

Na maioria das vezes, um canal no YouTube faz vídeos de diferentes formatos ou temas, mesmo que tenha o foco em um único assunto. Por isso, as playlists são tão importantes para organizar essas informações para o usuário encontrar facilmente aquele conteúdo que lhe interessa. Além disso – adivinha? -, elas também ajudam a aumentar as visualizações no YouTube e aparecem nas buscas do Google.

  1. Mantenha uma frequência de publicações

Não adianta você postar uma vez a cada 2 meses e querer engajamento, né? Postar frequentemente e com regularidade mostra a seu público que ele sempre terá conteúdo novo e, por isso, vale a pena se inscrever no seu canal. O volume de inscritos é importante porque o YouTube entende que seu canal possui conteúdo relevante e passa a “valorizar” mais seus vídeos nas pesquisas.

  1. Crie conteúdo exclusivo

Parece uma dica óbvia, mas muita gente acaba “copiando” um formato ou temática que já deu certo e acaba produzindo mais do mesmo. Para ganhar relevância, aumentar as visualizações no YouTube e o engajamento do público, é preciso entender o que ele gosta e fazer um conteúdo pensado nele. Quando as pessoas assistem a vídeos interessantes, que agregam, explicam ou divertem, por exemplo, as chances de compartilharem, comentarem, indicarem para os amigos e darem “like” aumentam, bem como de verem o vídeo até o final. Esse último ponto é bastante importante para a plataforma entender que aquele vídeo possui um conteúdo tão relevante que as pessoas querem de fato assistir tudo! Naturalmente, o YouTube começa a exibir seus vídeos em melhores posições e com mais frequência para os usuários.

 

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