Quanto custa um canal no YouTube?


Se você está pensando em montar um canal no YouTube, certamente uma das suas preocupações é o custo. Definir uma faixa de preço é uma tarefa complexa já que existem muitas variáveis que podem compor seu orçamento. Nesse artigo, vamos te ajudar a entender algumas delas.

 

– Quantidade de vídeos

O sucesso de um canal está diretamente ligado à frequência em que se posta novos vídeos. Se planeje financeiramente para investir por um tempo ou, se tiver investidores, já combine isso diretamente com eles. A boa notícia é que um pacote de vídeos sairá mais barato do que contratar vídeos individuais. O que ajudará no seu orçamento.

 

– Aproveite cada diária

Profissionais e locadoras de equipamento normalmente cobram por diária, então aproveite-a bem. Como? Programe-se para gravar o maior número possível de vídeos em uma mesma diária. Logicamente isso pode gerar um acréscimo no valor da edição, porém, na ponta do lápis, o acréscimo sairá muito mais em conta que abrir novas diárias. Mas lembre-se, isso precisa ser combinado antes com os profissionais ou a produtora contratada.

 

– Equipe e equipamentos mínimos

Se você está pensando em montar um canal no YouTube, certamente uma das suas preocupações é o custo. Definir uma faixa de preço é uma tarefa complexa já que existem muitas variáveis que podem compor seu orçamento. Nesse artigo, vamos te ajudar a entender algumas delas.

 

– Quantidade de vídeos

O sucesso de um canal está diretamente ligado à frequência em que se posta novos vídeos. Se planeje financeiramente para investir por um tempo ou, se tiver investidores, já combine isso diretamente com eles. A boa notícia é que um pacote de vídeos sairá mais barato do que contratar vídeos individuais. O que ajudará no seu orçamento.

 

– Aproveite cada diária

Profissionais e locadoras de equipamento normalmente cobram por diária, então aproveite-a bem. Como? Programe-se para gravar o maior número possível de vídeos em uma mesma diária. Logicamente isso pode gerar um acréscimo no valor da edição, porém, na ponta do lápis, o acréscimo sairá muito mais em conta que abrir novas diárias. Mas lembre-se, isso precisa ser combinado antes com os profissionais ou a produtora contratada.

 

– Equipe e equipamentos mínimos

Se você não pretende contratar uma produtora para cuidar da captação, você terá que comprar ou locar os equipamentos. Essa decisão muda conforme sua necessidade ou demanda. Faça uma comparação de preços pensando em quantas vezes você pretende usar os equipamentos e no montante de dinheiro que você dispõe. A equipe também pode ser contratada por diária ou por projeto.

 

Cinegrafistas – Você vai precisar de alguém para operar sua câmera. Usá-la sem cinegrafista é um erro. Qualquer mudança na sua posição ou na luz, seu vídeo estará perdido. Caso deseje duas câmeras, para obter um dinamismo maior, considere dois cinegrafistas. Fuja sempre do foco automático.

Operador de áudio – Esse profissional irá monitorar o áudio para não deixar nenhum ruído escapar. É mais barato contratar um operador de áudio do que depois tentar tirar um ruído na edição, ou pior ainda, ter que regravar o vídeo.

Diretor – Ele irá coordenar a gravação e a equipe para que todos os vídeos tenham a mesma linguagem e para que os profissionais trabalhem corretamente e para que não falte nenhum detalhe.

Produção – Em vídeos mais elaborados vale contratar um produtor para te ajudar na logística.

Diretor de fotografia – Esse profissional ajuda na escolha de enquadramento e na montagem da iluminação (saiba mais aqui). Seu custo é um pouco alto e pode encarecer seu projeto, mas você terá vídeos mais profissionais e com uma plasticidade mais bonita.

 

– Roteiro

Primeiro é importante entender a diferença entre briefing e roteiro. Briefing são detalhes importantes a se considerar na produção e a ideia central que norteia o vídeo. Roteiro é o detalhamento cena a cena do que será assistido no vídeo final. É possível que você mesmo produza seus roteiros, mas nós aconselhamos que invista em um bom roteirista porque isso o ajudará a otimizar melhor seu tempo de captação e edição (e assim economizar) e principalmente a chegar ao melhor resultado final. Normalmente esse profissional cobra por projeto.

– Edição

O editor fará a montagem das cenas, considerando os melhores pontos de cortes e as melhores transições. Outros serviços que podem ser feitos junto à edição, que agregam valor ao vídeo e representam um investimento extra são: tratamento do áudio, escolha de trilhas e correção de cor (contraste, brilho, temperatura de cor).

Esse serviço normalmente é cobrado pela hora do profissional e do equipamento, quanto mais material, maior será o investimento.

 

– Trilha sonora

Seu vídeo precisará de boas trilhas. Não saia usando qualquer música no seu vídeo. Atente-se que, muitas vezes, você precisará de autorização para usá-las. A falta dessa autorização poderá te causar problemas legais com os detentores dos direitos sobre a música.  Além disso, o YouTube te impedir de monetizar seu vídeo, excluir o áudio ou até retirar o material do ar.

Há opções de trilhas brancas gratuitas na internet. O próprio YouTube disponibiliza alternativas pra quem possui um canal na plataforma, o único porém é que as opções disponíveis são usadas a exaustão em outros canais, o que acaba as tornando chatas e batidas.

Você pode comprar pacotes de trilhas brancas ou contratar produtoras que possuam um bom pacote em seu acervo.

 

– Videografismo

Invista em um bom pacote gráfico. Você precisará pagará por ele apenas uma vez. O ideal é refazê-lo e modernizá-lo de tempos em tempos, mas isso pode se adaptar ao seu orçamento.

Caso você queira um canal mais dinâmico, divertido e moderno invista em mais animações também. Elas podem ser de diversos tipos e suas variações representaram diferentes orçamentos.

 

Animação estilo flat design: mais tradicional, mais barato e mais simples.

http://gph.is/2rJxLec

 

 

Animação com tracking: são animações integradas com o vídeo.

http://gph.is/2rJRfzc

Animação em 3D – São animações mais realistas e por isso mais complexas e mais caras.

http://gph.is/2reOq5O

 

 

– Estúdio/locação

O espaço em que você filmará seu vídeo depende muito da proposta do seu canal. Há youtubers que usam o próprio quarto ou um espaço legal da casa, mesmo assim não deixe de investir em um cenário bacana. Você também pode alugar um estúdio. Há diversos tamanhos e tipos (grandes galpões, com fundo branco, com chroma key) e os preços variam. Lembre-se que, ao locar um estúdio, você deve considerar mais custos com iluminação, cenário e até a produção de um cenário virtual no caso do chroma key. Filmar em áreas externas públicas também é uma possibilidade, mas não é de graça, consulte a CET ou o responsável pela administração do espaço que você deseja (por exemplo, no caso de parques, você deve consultar as Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente).

 

Contratar uma boa produtora de vídeo te ajudará a tomar uma decisão melhor sobre todas essas variáveis que foram apresentadas e a diminuir seus custos, já que elas já conhecem os melhores fornecedores, tem mais poder de negociação e conseguem preços mais competitivos. Além disso, uma produtora poderá administrar toda a logística envolvida na produção dos seus vídeos, sobrando mais tempo para que você se dedique ao conteúdo ou a questões comerciais que produzirão lucros para seu canal. E a expertise poderá ser a chave para vídeos com qualidade, algo essencial em um espaço tão competitivo como o YouTube.

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