Microfone: quando usar o boom ou a lapela


Microfone: quando usar o boom ou a lapela

Você já deve ter visto em bastidores de filmes e novelas aqueles microfones que ficam pendurados por um cabo acima da cabeça das pessoas. Esse é o boom.

O boom é um tipo de microfone muito utilizado na produção audiovisual, pois capta o som do local para onde é direcionado e evita ruídos externos, trazendo mais qualidade de áudio no resultado final. Mas uma de suas principais vantagens é que ele não aparece em quadro.

Imagem: 8 Milímetros

Diferentemente da lapela, que estamos acostumados a ver, principalmente, nos jornalistas em transmissões ao vivo, um dos principais diferenciais do boom é que ele não aparece no quadro. E por que isso é importante? Pois, dependendo do objetivo do conteúdo, é fundamental transmitir o máximo de realidade possível, e um microfone em destaque no meio do figurino da pessoa em cena não passa despercebido pelo público.

Imagem: 8 Milímetros

Com o boom, não há nenhuma preocupação com a estética nesse sentido, uma vez que ele é controlado por um profissional da equipe que fica fora de cena por meio de um cabo longo e que permite ajuste e movimentação necessárias a qualquer momento. Isso é fundamental em formatos que exigem o máximo de realismo.

Então, é ruim usar a lapela? De forma alguma. Por ser pequeno, esse tipo de microfone é super prático e fácil de usar, o que é bastante útil em diversas ocasiões. Além disso, existem alguns truques para escondê-la em cena, como dentro da roupa ou entre os cabelos dos personagens da gravação.

Achou interessante?

Então dá play no vídeo para aprender mais sobre o assunto e algumas curiosidades sobre áudio com o nosso diretor, Diego Octávio:

Por que usamos microfone tipo boom? from 8 Milímetros on Vimeo.

Quer saber qual microfone usar na gravação dos seus vídeos? Confira aqui.

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.