Dicas práticas para montagem e edição de documentários


Vai fazer um documentário?

Muito do segredo de um bom resultado final de um documentário está na edição. Alguns truques super simples podem fazer toda a diferença na hora de criar um documentário com aspecto profissional, e é sobre isso que vamos falar hoje!

Ah, já tem muito conteúdo sobre esse tema por aqui! Dá uma olhadinha:

Prontos?

Faça “lower thirds” fáceis de ler

Lower thirds são aquelas barras de descrição que vemos nos documentários, que podem ter o nome do entrevistado, local, data ou qualquer outra informação relevante para o espectador.

Por isso, crie um lower third de fácil leitura, e o insira quantas vezes forem necessárias. Um problema com documentários longos ou que têm muitos entrevistados é o nome do entrevistado aparecer somente uma vez. Conforme o documentário vai passando e novas pessoas começar a aparecer, fica difícil lembrar quem é quem. Por isso, não fique com medo de repetir o lower third sempre que for necessário para situar quem está assistindo.

Classic Lower Thirds - Premiere Pro Templates | Motion Array
Exemplos de lower thirds

Use o Efeito Ken Burns

Se você não tem um take específico para o seu documentário, uso o efeito Ken Burns. Burns é um famoso produtor de documentário americano, que popularizou a técnica de criar um efeito panorâmico e de zoom em imagens estáticas.

O recurso ajuda a dar movimento para a cena, além de contextualizar o espectador com alguma sobre o que está sendo dito no documentário.

Use banco de imagens

Especialmente para quem tem um orçamento reduzido, realizar grandes deslocamentos ou alugar equipamentos caros para capturar certas imagens pode ser bastante custoso.

Os bancos de imagem livres de direitos autorais podem ser uma boa saída, pois costuma ter uma variedade enorme de fotos e vídeos que pode servir bem ao seu projeto.

Corte na ação

Assim como som de baixa qualidade, os espectadores só notam transições ruins quando feitas de maneira inadequada. Cortar na ação é um dos cortes mais simples para uma transição perfeita. Conforme o objeto se move e chama a atenção do espectador, é quando você corta para o clipe seguinte.

Esse momento pode ser algo tão simples como um sujeito de uma entrevista olhando para fora da câmera ou se mexendo na cadeira. É aí que você corta.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.