Como fazer entrevistas com aspecto cinematográfico


As entrevistas estão bastante em alta nos últimos tempos. Seja em vídeos para empresas, canais de YouTube ou podcasts, as entrevistas caíram no gosto do público e estão se tornando cada vez mais profisisonais.

Produzir uma entrevista com aspecto cinematográfico não é uma exclusividade das grandes produtoras, e pode ser feito por qualquer pessoa seguindo algumas dicas. É trabalhoso e exige pensar em diversos detalhes, mas não é nada impossível. Quer ver como?

Quebre o gelo

Antes de pensar na parte técnica, é preciso providenciar com que o entrevistado se sinta seguro e confortável em cena. É importante direciona-lo em relação à câmera, luz, microfone e etc, bem como se ele deve repetir a pergunta no início de cada resposta ou não, dependendo do formato que você deseja sua entrevista.

Porém, o entrevistado precisa ficar à vontade e perder a timidez para conversar da forma mais natural e espontânea possível, criando um conteúdo rico e interessante para quem vai assistir. É importante que o entrevistador também não interrompa o entrevistado a todo o momento, dando oportunidade para ele terminar a linha de raciocínio, bem como de não atrapalhar na hora da edição com as falas sobrepostas.

Localização

A escolha do local é o ponto chave para uma entrevista bem-feita. Se você não sabe por onde começar a procurar o lugar ideal, a dica é saber o que você não quer. Por mais que pareça contraditório, isso ajuda a eliminar um leque enorme de possibilidade e ir afinando a busca.

Outra dica que pode ajudar é procurar locais que tenham uma porta aberta ou uma passagem, que dá profundidade ao enquadramento. Além disso, evite encostar a cadeira ou sofá do entrevistado na parede, porque você perde profundidade.

Enquadramento da câmera

Posicione a câmera um pouco abaixo da linha dos olhos do entrevistado. Isso ajuda a criar um tom de autoridade em relação à câmera, deixando a pessoa mais confortável e à vontade.

Para criar um aspecto cinematográfico, divida mentalmente o frame em três parte e posicione a câmera no terço esquerdo ou direito. Esse truque cria mais espaço em um dos lados, dando destaque ao entrevistado. Além disso, procure criar um “respiro” de quarto ou cinco dedos entre a cabeça da pessoa e o enquadramento superior. Se ficar muito justo ou com parte da cabeça cortada, cria-se uma sensação mais pesada para a filmagem.

Também é importante prestar atenção no cenário e objetos que possam estar atrás da cabeça do entrevistado e distrair o público.

On-Camera Interviews and Why Eye Line Is Important — CLINT TILL

Iluminação

A iluminação correta faz toda a diferença no resultado final do documentário, e a luz principal é aquela que vai jogar o foco no entrevistado. Uma softbox em um ângulo de 45 graus vai difundir a aspereza da luz e criar um contorno mais sutil.

Como luz de fundo, a iluminação da própria locação pode ajudar. Esse tipo de luz ajuda a definir melhor o contorno, tirando certas partes do corpo do entrevistado das sombras.

Usar uma practical light, fontes de luz que aparecem em cena, também é uma boa dica, pois deixa a cena mais interessante e adiciona a temperatura certa pretendida.

Decoração

A decoração do cenário é fundamental, especialmente para adicionar texturas e cores. Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar e distrair a audiência do que realmente importa: o entrevistado e o conteúdo. A ideia é tornar o ambiente agradável aos olhos e com elementos que tenham alguma relação com o que está sendo dito na entrevista, sem pesar demais.

Segunda câmera

Ter uma segunda câmera no set aumenta o seu leque de possibilidades, uma vez que facilita o processo de edição e deixa o entrevistado parecer mais confortável. A dica é usar uma câmera motorizada, que pode ser controlada via aplicativo, especialmente se a equipe de filmagem for pequena. Só preste atenção para que a câmera secundária seja igual à principal para não criar diferenças de coloração.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.