Crianças e adolescentes: uso seguro e saudável da internet

Crianças e adolescentes: uso seguro e saudável da internet

Crianças e adolescentes: uso seguro e saudável da internet

Quando nós, adultos, observamos crianças mexendo num tablet ou celular, costumamos ficar impressionados com a habilidade com que esses pequenos seres que mal sabem falar ainda têm ao manusear tal aparelho. É comum virarmos para o adulto mais próximo e tecer comentários como “nossa, as crianças de hoje em dia já nascem sabendo mexer nessas coisas!”, ou “olha só, sabe melhor do que eu!”.

Esse pensamento é comum, já que é, de fato, surpreendente como as crianças são mesmo verdadeiras “esponjas” e absorvem tudo o que vêem os adultos ao redor fazendo no dia a dia e repetem comportamentos e falas.

Porém, essa ideia pode levar a uma problemática de confundir a habilidade MANUAL da criança ao manusear aparelhos eletrônicos com DISCERNIMENTO e MATURIDADE para lidar com o acesso à enxurrada de informações e perigos eminentes que moram na internet.

Se mesmo os adultos têm dificuldades de diferenciar uma notícia séria de fake news, como crianças e adolescentes vão saber fazer isso sozinhos? Se nos afetamos emocionalmente ou reproduzimos discursos de ódio, como os mais inocentes vão poder se blindar e ter mais empatia? Se caímos em golpes online e nos expomos a situações perigosas, como proteger os menores?

Premium Photo | Young mother and happy baby using mobile phone outdoors.  technology concept

Parece uma missão impossível tudo isso se consideramos que a cada dia surge uma nova rede social e novas tecnologias. Como acompanhar o ritmo? Como nós mesmos podemos aprender a viver nesse mundo digital para tirar o melhor proveito do que a internet proporcionar e ensinar nossos filhos esse caminho?

De fato, há de se reconhecer o mundo de boas possibilidades e oportunidades que a internet proporciona para toda a sociedade. A informação chega para as populações mais desfavorecidas, bem como cursos que podem ser feitos à distância dos mais diversos níveis. A troca de experiências pode ser enriquecedora, e conhecer opiniões de diferentes grupos também. Aprender coisas novas, conhecer pessoas, criar conteúdo, ensinar, tudo é possível com a internet.

Um dos caminhos para o uso seguro da internet por crianças, adolescentes e adultos é com a educação midiática, que falamos de forma mais aprofundada AQUI.

E você, como acha que se enquadra o papel dos pais, educadores e governos na educação de crianças e adolescentes no ambiente online?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.