Como não cair numa cilada ao contratar uma produtora de vídeos
Vídeos, vídeos, vídeos. Esse formato de produção de conteúdo está bombando por todos os lados, e você que tem um negócio sabe que também precisa investir nele para alavancar sua marca/vendas e não ficar para trás.
Mas colocar um vídeo na internet não traz resultados automaticamente, certo? É preciso produzir um material relevante e de qualidade para gerar interesse no seu público –alvo e aumentar a confiança da sua marca. Um vídeo mal produzido ou com aspecto de descuido e amadorismo pode, inclusive, causar o efeito contrário e sua empresa perder credibilidade.
As produtoras de vídeo são sua melhor opção para te ajudar a elaborar um projeto profissional e produzir um conteúdo de alta qualidade. Mas como escolher a melhor produtora? Naturalmente, como em qualquer mercado, todas elas vão te prometer “mundos e fundos” e te garantir que você terá o resultado mais incrível possível a um custo muito baixo. Será?
Separamos alguns tópicos que você deve prestar atenção para não cair numa cilada e escolher bem ao contratar sua produtora de vídeo.
Pesquise quais os tipos e tamanhos de clientes que a produtora atende. Isso vai te dar uma ideia de qual o nível de elaboração e qualidade de projetos ela costuma fazer.
Depoimentos de clientes
Nada como ver o relato de outras pessoas que passaram pelo mesmo processo que você. É como ler os reviews de usuários e sites de reserva de hotéis ou aplicativos de restaurantes, já que as pessoas avaliam detalhes que, muitas vezes, não estão expostos nas fotos – ou em uma reunião de apresentação. Cada um vai ter uma percepção do serviço e ressaltar pontos diferentes e, então, você mesmo pode tirar suas próprias conclusões sobre o que é, ou não, relevante para você.
O portfólio é a prova dos 9. Conhecendo o resultado final de alguns dos trabalhos já realizados pela produtora você consegue perceber, na prática, se o que eles estão te prometendo no momento da venda é compatível com o que entregam em termos de estilo e qualidade – e se tem a ver com o que você está buscando.
Experiência compatível com a sua necessidade
Pegando um gancho no item anterior, é bastante importante ver se aquela produtora já fez ou faz trabalhos no estilo do que você precisa – ou se, pelo menos, tem capacidade técnica para isso. Se você perceber qualquer indício de dúvida por parte da produtora ao ser questionada se tem competência para fazer determinado tipo de vídeo, é melhor continuar procurando.
Prazos
Já dizia sua avó que o combinado não sai caro. E essa sabedoria antiga vale pra tudo, inclusive para combinar o prazo de entrega do seu vídeo! É muito importante alinhar as suas expectativas com a realidade do processo de produção. Logo na sua primeira conversa com a produtora, coloque as cartas na mesa e deixe muito claro para quando você precisa daquele projeto entregue. Então, a equipe vai te explicar como funciona a produção e quais os prazos que precisam para todas as etapas.
Tenha em mãos o cronograma e prazos de entrega de cada etapa, assim você consegue acompanhar de perto o que e quando está sendo feito.
Know-how das etapas do projeto
E por falar nisso, pergunte sobre cada uma dessas etapas. É importante que a produtora te explique detalhadamente qual a ordem com que serão feitos os processos, por que, como funciona cada um e quem vai cuidar de cada parte (falaremos mais sobre isso no próximo tópico).
Uma empresa que sabe o que está fazendo e consegue te esclarecer todas as suas dúvidas transmite confiança de que seu vídeo vai sair com a qualidade que você quer.
Descrição da equipe e dos equipamentos
Por mais que você não entenda nada sobre produção de vídeo, você vai se sentir muito mais seguro ao ver que a produtora possui uma equipe de profissionais qualificados e especializados para cada etapa do processo, desde a ideia inicial, passando pelo roteiro, captação de áudio, imagem, edição, finalização e entrega final. Pergunte como o time é estruturado, quais são as funções de cada profissional e o expertise deles em cada área.
Outro ponto tão importante quando o capital humano da produtora é a estrutura e equipamentos. Você não precisa saber em detalhes que a lente Y tem um ângulo mais aberto. Porém, é importante perceber que a empresa está preparada para fazer os mais variados tipos de trabalho e que investe em equipamentos de qualidade. Isso vai se refletir diretamente na qualidade de entrega do SEU vídeo.
Atendimento
Um projeto é como um filho dentro de uma empresa, e a gente espera que ele seja tratado com todo o carinho e atenção que merece, indiferente se é grande ou pequeno, caro ou barato.
Antes de bater o martelo e escolher sua produtora, é fundamental entender se você terá uma pessoa responsável pelo seu projeto, que vai te guiar e acompanhar tudo do início ao fim. É importante ter um ponto focal para tratar desde a rotina do dia a dia até esclarecer dúvidas e possíveis problemas pelo caminho e acompanhar o desenvolvimento do seu projeto. Você deve se sentir confortável e confiar na equipe que vai trabalhar ao seu lado para que o resultado final atinja as expectativas.