Storytelling no videomarketing

Storytelling no videomarketing

Storytelling no videomarketing

Nós já falamos por aqui diversas vezes sobre como o storytelling é fundamental na produção de um vídeo. Isso nada mais é do que a arte de se contar uma história e despertar interesse no público.

Mas há quem pense que esse termo só cabe em grandes produções audiovisuais, como um documentário ou um filme. Ledo engano. O storytelling é importante também nos vídeos utilizados para estratégias de marketing e divulgação, pois uma história bem contada é fundamental para o sucesso de qualquer produção audiovisual, tenha ela 5 segundos ou 3 horas.

Confira 4 dicas para caprichar no storytelling do seu videomarketing (ah, e se precisar de ajuda, fale com a gente!):

Desenvolva a história dos personagens

Isso é chamado de arco, que é quando se cria todo um desenvolvimento do personagem e ele termina diferente de como começou. Isso é importante para despertar interesse e curiosidade no telespectador, que se sente atraído por querer acompanhar a trajetória daquele personagem. É uma construção, um crescimento.

Desenvolva o arco da história

Olha o arco aí de novo. O mesmo princípio vale para a história de modo geral. Ela também deve ter um arco de desenvolvimento, saindo de um ponto A e finalizando num ponto B. O que você quer contar? Onde você quer que essa história leve seu público? Qual mensagem ela carrega? Essas perguntas podem ajudar a criar esse arco.

Pense na composição de cena

Se você acha que o cenário, a disposição dos objetos e personagens é um mero detalhe estético, está enganado! A forma como a cena é construída ajuda, e muito, a contar a história sem precisar dizer nada. A composição ajuda o telespectador a mergulhar no contexto, na situação, na época, no tom.

Pela composição de cena você entende em um segundo se a cena se trata de uma casa de família ou um hotel, se as pessoas são ricas ou pobres, se houve uma briga no local, se a pessoa é organizada ou minimalista, se há crianças na casa, se é nos anos 60 ou 2019.

Percebe quantos elementos há em cada uma dessas hipóteses que ajudam a contar uma história sem ser necessária uma só palavra?

Trabalhe luz e som

Mesmo que seja um vídeo para redes sociais, a iluminação adequada dá o tom, desperta um sentimento e ajuda a contextualizar quem está assistindo. O mesmo se dá com a sonografia que, apesar de muitos vídeos serem assistidos sem som, especialmente nas redes sociais, você precisa pensar na construção completa, em como o som pode influenciar quem assiste com o volume mais alto.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.