Se você pudesse palpitar qual melhor dia e horário para postar no TikTok, o que diria? Aliás, será que isso realmente importa?
Bom, nos últimos anos as plataformas de redes sociais vêm aprimorando seus relatórios de resultados, disponibilizando diversas informações que auxiliam pessoas e marcas a ser mais assertivas na entrega dos seus conteúdos.
É claro que não existe um horário mágico que vai fazer seus posts viralizarem e você ganhar centenas de seguidores de uma vez. A estratégia nas redes sociais envolve uma série de fatores, especialmente a criação de conteúdos relevantes e interessantes para o público-alvo definido, bem como o local adequado para atingir essa audiência. De nada adianta postar no horário que a plataforma mais recomenda se seu público nem está lá, concorda? Ou se a mensagem não comunica direito, ou se não há um call-to-action definido, etc.
Porém, saber quais horários as postagens tendem a ter mais visualizações pode ser um norte para guiar seu planejamento digital. De acordo com o Marketing Hub, que analisou mais de 100 mil publicações no TikTok, foram eleitos os 3 melhores dias e horários para postar na plataforma:
- terça-feira às 10h;
- quinta-feira às 13h;
- sexta-feira às 6h
Podemos dizer que esses seriam os “horários nobres” da rede social, assim como costumamos falar da televisão. A diferença é que, na TV, o espaço de publicidade no horário nobre é muito mais caro do que em outros horários da grade, pois é uma faixa do dia onde há mais espectadores com a televisão ligada ao mesmo tempo. Nas redes sociais não existe a diferença de valores cobrados por horário de postagem porque a lógica é outra, naturalmente.
Apesar desse “TOP 3” melhores horários para postar no TikTok, o estudo também revelou outros que vem logo atrás:
- segunda-feira: 7h, 11h e 23h;
- terça-feira: 3h, 5h e 10h;
- quarta-feira: 8h, 9h e 00h;
- quinta-feira: 10h, 13h e 20h;
- sexta-feira: 6h, 14h e 16h;
- sábado: 12h, 20h e 21h;
- domingo: 8h, 9h e 17h.
Como já mencionamos, o “horário ideal” sozinho não vai fazer milagres, mas pode te ajudar a começar a traçar uma estratégia. O segredo é testar diferentes dias e horários para saber o que funciona melhor para o seu negócio. Se seu público é composto por jovens em idade escolar, provavelmente no horário da manhã e/ou tarde eles não estejam tão disponíveis nas redes. Já se sua audiência é feita por aposentados, possivelmente são esses os horários que eles estão mais propensos a ver seu conteúdo, e não tanto nos horários mais tarde da noite.
O que você acha disso? Acredita que os “melhores horários” podem mesmo fazer diferença nos resultados da sua estratégia nas rede sociais? Já descobriu qual é o melhor dia para o seu negócio?