Segmentação contextual no marketing digital: estudo mostra melhores resultados

Segmentação contextual no marketing digital

Segmentação contextual no marketing digital: estudo mostra melhores resultados

Um assunto que sempre rende entre publicitários de marketing digital é em relação ao tipo de segmentação utilizada nas campanhas online: contextual ou comportamental?

Com o avanço das tecnologias e o aumento da rigidez nas legislação de proteção de dados do usuário, está sendo cada vez mais necessário buscar alternativas para a segmentação comportamental, até então a forma mais utilizada.

Basicamente, esse tipo de segmentação se baseia o histórico de navegação do usuário, o que pode ser considerado uma invasão de privacidade. Já a segmentação contextual exibe um anúncio com base no que a pessoa está vendo naquele exato momento, em tempo real, analisando o conteúdo da página ou vídeo.

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Uma pesquisa recente realizada pela GumGum, nos Estados Unidos, concluiu que a segmentação contextual gera melhores resultados. A empresa trabalhou em parceria com a Dentsu Aegis Network e 4 marcas toparam participar do estudo: Sephora, um player de tecnologia, um varejista e um varejista direct to consumer. Foram veiculadas 400 mil impressões ao longo de duas semanas: metade com segmentação comportamental, metade utilizando o GumGum Verity, a tecnologia de segmentação contextual da GumGum.

(Sim, é notável que o estudo foi feito desenvolvido pela empresa de tecnologia de segmentação contextual, o que poderia ser tendencioso, mas eles declararam que toda pesquisa foi feita de forma rigidamente imparcial e que os resultados são 100% confiáveis.)

A segmentação contextual obteve melhores resultados no CPC, Custo por impressão por view e eCPMs (alcance demográfico da marca):

CPC: US$ 0,80 (segmentação contextual) x US$ 1,53 (segmentação comportamental)

Custo por impressão por view: US$ 3,44 (segmentação contextual) x US$ 5,85 (segmentação comportamental)

eCPMs: US$ 4,36(segmentação contextual) x US$ 6,85 (segmentação comportamental)

Como você acha que esse tipo de segmentação contextual vai afetar a experiência do marketing digital para empresas, agências e audiência?

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