Rise: projeto do Facebook para publicitários que perderam o emprego por causa da pandemia
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 522,6 mil empresas fecharam de forma definitiva ou temporária na primeira quinzena de junho por causa da crise desencadeada pela pandemia do coronavírus.
Em um mundo tão interligado como o nosso, tudo tem um efeito dominó. Com empresas fechando e os negócios diminuindo, as agências de publicidade também perdem contratos. Então, além do desemprego direto gerado pelo fechamento dessas empresas, existe o desemprego dos profissionais de publicidade como efeito colateral da crise.
Em vista desse cenário, o Facebook lançou o Rise (que significa “ascender”, em inglês), projeto destinado aos profissionais de agências de publicidade que perderam seus empregos por causa da pandemia da COVID-19. A iniciativa visa a capacitação dos profissionais para que estejam melhor preparados para retornar às atividades. Totalmente gratuito e online, o projeto acontece de julho a dezembro e vai oferecer cursos e bate-papo com especialistas do Facebook para aprimorar os conhecimentos dos interessados e gerar inspiração.
“O Rise é parte do nosso compromisso com o Brasil e, em especial, com as pessoas do mercado publicitário. Queremos contribuir e oferecer recursos para que esses talentos consigam se recolocar, ou até mesmo, entrar no mercado de trabalho.” – Débora Nitta, head de agências do Facebook no Brasil.
O projeto tem o apoio do Clube de Criação, Grupo de Atendimento, Grupo de Mídia e Grupo de Planejamento de São Paulo, fundamentais para espalhar a mensagem e chegar ao maior número de profissionais possível. Os interessados devem acessar o site para se cadastrarem e visualizarem o conteúdo do programa. Também há um grupo no Facebook onde os profissionais podem trocar ideias e experiências.