Ainda bem que a sociedade vem discutindo sobre pautas sociais importantes nos últimos anos, como racismo, feminismo, homofobia e outras tantas. É verdade que avançamos muito em diversas questões e o mundo já é um pouco melhor do que há algumas décadas atrás para esses grupos ditos como “minoria”. Mas também é verdade que ainda falta um longo, longo caminho para vivermos num mundo inclusivo e que respeite as diferenças.
A pauta trans ainda é uma questão que está só engatinhando nas discussões sociais. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, e isso já diz muito sobre em que patamar está nosso país acerca de enxergar, acolher e respeitar esse grupo de pessoas.
Na maioria avassaladora das produções de TV e cinema, caso houvesse uma personagem trans, na maioria das vezes era representada de forma estereotipada e, geralmente, de alguma forma relacionada a promiscuidade e prostituição, ou à questão da identidade de gênero em si. Como se já não fosse ruim o suficiente, os atores ou atrizes que interpretam essas personagens trans são sempre cis gênero.
Talvez você possa até pensar “e qual o problema disso?”, mas basta imaginar um ator negro no cinema sendo interpretado por um ator branco com a pele pintada de preto. Um horror, não? Um absurdo tamanho que, na verdade, era uma realidade não faz muito tempo. Chamada de blackface, a técnica de escurecer a pele de atores brancos para darem vida a personagens pretos era muito comum, com o argumento de que não haviam bons profissionais negros para serem escalados.
Colocar atores cis para papéis de personagens trans é também um absurdo, além de não dar oportunidade aos inúmeros atores trans com excelente qualificação e talento que existem mundo afora.
Para exaltar as produções e os talentos trans que estão quebrando barreiras no audiovisual, selecionamos alguns filmes e séries que trazem pessoas trans no elenco e devem entrar na sua listinha do que assistir no próximo final de semana:
Mj Rodriguez em “Pose”
Com maior elenco trans da história da televisão, ‘Pose’ recebeu 9 indicações no Emmy 21, inclusive a de Mj Rodriguez ao prêmio de Melhor Atriz de Drama pela personagem Blanca.
Laverne Cox em “Orange is the new black”
Em 2014, tornou-se a primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy para a categoria de Melhor Atriz Convidada em uma séria de comédia pelo papel de Sophia Burset em ‘Orange is The New Black’. Também foi indicada em 2017, 2019 e 2020.
Jamie Clayton em “Sense 8”
Uma das oito protagonistas da série de sucesso na Netflix, Clayton também participou da série vencedora do Emmy, Dirty Work, em 2012.
Daniela Vega em “Uma mulher fantástica”
Em 2018, Daniela foi a primeira pessoa trans a apresentar uma cerimônia do Oscar, e o filme levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano.