Quem são os vtubers e como eles criam seus avatares

Quem são os vtubers e como eles criam seus avatares

Quem são os vtubers e como eles criam seus avatares

Você já deve ter ouvido falar de algum influenciador digital conhecido como youtuber, que são, nada mais, do que criadores de conteúdo que têm um canal no YouTube e produzem vídeos frequentemente, fazendo dessa sua profissão. Geralmente, eles também contam com perfis em outras redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok, Twitter que servem de apoio para a divulgação dos seus vídeos e, também, ajudam a atingir um público que não os acompanha na plataforma.

Já os Vtubers são uma nova tendência de influenciadores que vem chegando por aqui. Já bastante fortes nos Estados Unidos e Japão, os vtubers (abreviação de virtual youtubers) são influenciadores digitais que publicam vídeos na plataforma mas sem mostrar seu rosto, e para isso usam um avatar. O tipo de conteúdo é diverso, como jogar games, conversar com o público, fazer entrevistas e lives.

The Vtuber takeover of 2020 - Polygon

Os avatares são personagens criados por meio de computação gráfica em 2D ou 3D, e uso de animes é bastante comum nesse meio. Por meio de aplicativos de inteligência artificial, os movimentos do ser humano por trás do avatar são capturados e reproduzidos no personagem, como o movimento dos olhos, sincronicidade dos movimentos da boca com o que está sendo falado e até expressões faciais. Os criadores podem tanto interpretar um personagem quanto ser ele mesmo, mas sem precisar expor sua identidade.

Para se ter uma ideia, cinco das maiores contas de vtubers já geraram mais de R$40 milhões no Super Chat do YouTube, que é quando o usuário para uma quantia em dinheiro para que seu comentário apareça em destaque durante uma live, aumentando as chances do influenciador notar.

Youna, o ser humano por trás da vtuber CodeMiko, possui uma conta na plataforma de streaming Twitch e faz um grande sucesso por lá. Ela fez um vídeo mostrando como dá vida ao seu avatar com o uso de um macacão especial que detecta os movimentos do seu corpo e rosto:

Naturalmente, nem todos os vtubers possuem tamanha tecnologia. O macacão de Youna custa cerca de US$13.500, fora o investimentoem aplicativos e outras tecnologias usadas em seus vídeos. Abaixo, ela mostra o que acontece com Miko quando ela tira a veste:


O que você acha desse fenômeno? Acha que vai viralizar no Brasil também?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.