Por que calibrar o monitor para edição de fotos e vídeos?
Quem trabalha com fotos e vídeos, com certeza, já ouviu falar sobre a calibragem do monitor e dos aparelhos que fazem esse trabalho. Mas como tudo o que envolve cores é um assunto complexo, muita gente fica na dúvida sobre porque é preciso calibrar o monitor e se é realmente necessário comprar um calibrador profissional.
Por que calibrar o monitor?
Não podemos confiar 100% no olho humano. Nos acostumamos ao padrão da tela e achamos que o que estamos vendo ali é a realidade. Mas não é. Imagine você entregar as fotos do casamento do seu cliente e perceber que elas ficaram amareladas ou azuladas? Você pode não perceber na hora do tratamento, pois acha que a cor que está vendo e a cor adequada.
Pense só, nos últimos anos, quantos “enigmas” surgiram na internet sobre uma mesma imagem onde parte das pessoas a via de uma cor, e parte de outra? Pois é.
Posso calibrar o monitor manualmente?
A calibragem “manual” leva em conta o que VOCÊ está enxergando como ótimo, mas como dissemos acima, será que é mesmo? Como não podemos confiar nos nossos olhos, é melhor ter um aparelho específico que foi desenvolvido justamente para isso. Além de maior qualidade no resultado final das suas fotos e vídeos, um monitor calibrado também te faz economizar tempo, evitando retrabalho.
Mesmo que você não tenha o monitor mais top do mercado ou aquele que você sonha, é fundamental ter o monitor calibrado, qualquer que seja ele.
Existem diversos modelos e marcas de calibradores de monitores, e dois dos mais famosos são o Colormunki Display e o Spider 5. O preço costuma ser salgado mas seu trabalho terá mais qualidade.
Na calibração eu consigo extrair a melhor cor?
Não. Lembre-se que calibrar significa ajustar brilho e contraste da tela. Para extrair a melhor coloração do monitor é necessário caracterizar. É preciso de um equipamento chamado colorímetro, que faz uma “ponte” entre a placa de vídeo e o monitor, conseguindo a melhor qualidade de cor.
Dicas e cuidados na hora de calibrar seu monitor com um calibrador profissional
Uma das grandes vantagens de um calibrador é que ele avalia a luz do ambiente e ajusta o brilho da tela de acordo. Por isso, é importante tomar certos cuidados:
- Calibrar o monitor com a luz ambiente que você vai trabalhar nele
- NÃO mexer mais no brilho e contraste depois de feita a calibragem
- A luz do monitor deve ser a luz mais forte do ambiente.
- Evite a luz natural que entra pelas janelas. Além dela ser mais forte que a tela do monitor, a luminosidade varia ao longo das horas e de dia para dia.
- Para melhor adaptar seu ambiente de trabalho, investir em uma boa cortina black-out, pintar uma ou mais paredes de preto para evitar possíveis reflexos e trabalhar com a luz apagada pode te ajudar a ter mais qualidade de resultados.
O tempo necessário entre uma calibragem e outra depende muito do tipo do monitor. Você pode começar calibrando uma vez por semana para sentir a diferença e, se julgar adequado, um intervalo de 15 dias pode ser suficiente, mas tudo é um questão de teste no seu monitor!