Podcasts: um fenômeno que não para de crescer


Você costuma ouvir podcasts?

Se sim, quando começou e quais conteúdos gosta de consumir?

Se não, por que ainda não experimentou?

O fato é que os podcasts explodiram no Brasil e no mundo nos últimos anos, especialmente no início da pandemia. Não que o formato fosse exatamente uma novidade, mas ficava restrito apenas a um público mais nichado e não era tão facilmente encontrado por aí. Com a popularização dos streamings de áudio, os podcasts ganharam fama e atraíram a atenção de usuários, criadores e marcas.

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Confira alguns números sobre o consumo de podcasts:

  • O Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, atrás apenas da Irlanda e Suécia; e o quinto que mais produz conteúdos nesse formato.
  • 57% dos consumidores declararam que começaram a ouvir podcasts na pandemia, enquanto 31% passaram a ouvir mais durante esse período.
  • 12% dos brasileiros já escutou ou baixou podcasts no último ano, percentual 3 vezes maior que em 2019.
  • Em 2021, 35% dos brasileiros afirmaram ouvir podcasts três ou mais vezes por semana, contra 19% em 2019.
  • Usuários de podcasts são bastante conectados à internet: 97% do público que já escutou podcasts assina algum streaming de música e 81% algum tipo de streaming de vídeo; 67% verifica as redes sociais todos os dias.
  • 41% dos ouvintes começaram buscando por conteúdos de assuntos de seus interesses, enquanto 27% deram o primeiro passo no mundo dos podcasts por curiosidade sobre o formato.
  • Um dos temas mais procurados pelos ouvintes brasileiros é o horóscopo, e 43% afirmam ler livros sobre o assunto.

Mesmo quando começaram a se popularizar, ninguém sabia muito bem como ganhar dinheiro com isso. Hoje em dia, plataformas fazem acordos exclusivos com criadores e marcas patrocinam episódios e programas especiais. 

Podcasts podem ser um formato criativo e inovador para abordar diferentes temas em diferentes formatos. Entrevistas, bate-papo, mesa redonda, com ou sem convidados. Basta encontrar o jeito que melhor se encaixa com o perfil da sua empresa e da sua temática e apostar nesse formato que está só começando a crescer.

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