Produção audiovisual: para que serve a visita técnica?
Então, vai haver uma gravação externa de um filme. O local está escolhido, o roteiro feito, a equipe escalada. É só chegar no dia e hora marcada e “luz, câmera, ação!”. Certo? Não é bem assim.
Imagine que você chega na locação no dia da gravação com uma equipe de dezenas de pessoas. Carros e mais carros. Câmeras, microfones, tripés, luzes. Atores e figurantes contratados. Araras e mais araras recheadas de figurinos. Então você percebe que o local é muito mais movimentado do que o esperado. A casa que estabeleceram como cenário principal fica em uma rua onde é difícil posicionar as câmeras. O barulho do comércio local atrapalha a captação do áudio.
Imagine o tempo que você e toda a equipe podem perder para tentar dar um jeito em tudo isso e fazer as cenas rodarem?
Para evitar esse tipo de inconveniente que pode arruinar uma diária de gravação existe um procedimento chamado tech scout, que nada mais é do que uma visita técnica às locações aprovadas antes que a gravação aconteça. Quer saber mais sobre isso? Vem que a gente te conta!
O que é feito na visita técnica?
O objetivo é descobrir quaisquer problemas que possam interferir no dia da gravação, bem como todas as necessidades de cada cena. Por exemplo, uma gravação que vai acontecer em um bairro residencial da periferia. Tem cachorro latindo, carro de som vendendo pamonha passando, vendedores ambulantes gritando seus preços. Tudo isso pode prejudicar a captação do áudio e impossibilitar a cena.
Na visita técnica, todos os problemas serão observados com olhos de lince por cada um dos presentes. Com esse levantamento em mãos, é possível planejar formas de resolver as interferências e providenciar qualquer coisa que esteja faltando para que as cenas aconteçam.
Quem faz essa visita?
O ideal é irem todos os responsáveis por cada setor: diretor de cena, diretor de fotografia, diretor de arte, eletricista chefe, assistente de direção (que tem um papel fundamental não apenas na visita técnica, mas na coordenação geral do dia da gravação em si. Fizemos um post somente sobre isso aqui), produtor de locação, e produtor responsável pelo filme.
Cada um vai fazer a tech scout com um olhar técnico sobre a parte que cabe à sua equipe. Qual o melhor ângulo para posicionar as câmeras? Onde os atores devem ficar? As imagens planejadas poderão ser captadas? Onde estacionar todos os carros e vans da produção?
Se não for possível enviar todos os principais responsáveis à visita técnica, é importante que quem vá fazer essa função anote todos os detalhes, tire fotos, grave vídeos para mostrar o máximo de informações possíveis a quem interessa.