O que são refletores HMI?


Os refletores HMI são potentes tipos de equipamentos utilizados amplamente em cinema e televisão, já que possuem um alto CRI (índice de reprodução de cor muito alto).

Isso significa que a luz dele é de 3 a 4 mais potente que a luz dos refletores de tungstênio, e é a mais próxima possível da luz do sol. A temperatura de cor varia entre 5600K a 6000K, mas existem também a uma temperatura de 3200K. Como consomem muita energia, precisam de um circuito dedicado para serem operadas.

Na verdade, HMI é o tipo de lâmpada, e pode ser utilizado em diversos tipos de refletores, sendo o mais comum o fresnel.

Esses refletores são a evolução do arco voltaico, um tipo de iluminação rudimentar feito através de um arco de alta voltagem passando por duas ponteiras de carbono.

Como o HMI funciona?

HMI é a sigla para “Hydrargyrum Medium-arc-length Iodide”, que seriam abreviações dos componentes da lâmpada: “H” de Mercúrio (Hg), “M” de metais raros, Disprósio, Túlio e Hólmio; e “I” dos elementos halógenos Bromo e Iodo.

O equipamento requer um reator para operar funcionar. Antigamente, esses reatores eram pesados e barulhentos, Hoje em dia, são eletrônicos, ou seja, mais leves, portáteis e silenciosos. Além disso, as lâmpadas antigas não tinham filtros UV. A radiação era tão intensa que muitos atores e profissionais do audiovisual acabavam desenvolvendo câncer de pele. Atualmente, elas já vêm com esse filtro.

Para que as lâmpadas HMI são usadas?

São usadas para iluminar ambientes externos, geralmente combinadas com a luz solar. Por seu preço elevado, é mais comum ver esse tipo de equipamento em produções cinematográficas de ponta.

Desvantagens

Além de serem extremamente caras, tornando-as incompatíveis com a maioria das produções, sua vida útil é bastante limitada, determinada pelo número de vezes que foi ligada. Além disso, quando há muito desgaste, apresentam grande risco de explosão.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.